Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Secretário Executivo do Governo do Estado da Paraíba visita o Parque Sinergia

Secretário Executivo do Governo do Estado da Paraíba visita o Parque Sinergia

Na reunião foram vislumbradas possibilidades de parcerias entre o IFPB e o Estado
por publicado: 17/05/2023 17h03 última modificação: 18/05/2023 13h23

O Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), a visita do secretário Executivo do Estado da Energia, Robson Barbosa e Wagner Clemente do Governo de Estado da Paraíba. Os visitantes foram recebidos por uma equipe do Parque Sinergia. A reunião teve a presença de Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Daniel Soares, Erick Melo, Valdecir Moreno e Josi Melo. Ramiro Manoel fez abertura da reunião com boas vindas e apresentando a equipe.

Na oportunidade Erick Melo, diretor do Polo de Inovação, apresentou os resultados de projetos inovadores desenvolvidos pelo Polo de Inovação junto ao setor produtivo. O Instituto Federal da Paraíba, por meio do Polo de Inovação, Unidade Embrapii, atua em parceria com diversos estados do Brasil em projetos de P&D, são cinco projetos na Paraíba, um em Alagoas, três no Distrito Federal, 25 em São Paulo, nove em Minas Gerais, 11 no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina.

“Muitas dessas parcerias têm gerado transferência de tecnologia com a indústria, mas também é executado programas de capacitação 4.0 que oferece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais aos pesquisadores estudantes e os casos de sucesso nas participações em competições internacionais de Tecnologia, como a ICT Competition da Huawai, onde o Instituto Federal da Paraíba é tricampeão na América Latina e bicampeão mundial, nossa equipe segue agora dia 20 de maio para a China para o competir pelo tricampeonato. Nossos estudantes que venceram essa competição e hoje atuam em grandes empresas”, afirmou o diretor do Polo de Inovação, Erick Melo.

O Professor Ademar Costa Júnior apresentou as potencialidades do Instituto Federal da Paraíba na área de Sistemas de Energia, demonstrando as diversas possibilidades de parcerias entre a Secretaria de Energia do Estado da Paraíba e o Instituto Federal da Paraíba, entre elas o Observatório Energético Municipal. "Ao meu ver, os 21 campi do IFPB representam um enorme potencial da diversificação das ações da política do Estado da Paraíba no setor de Energia, que é uma área multidisciplinar, e que precisará de diversos atores para ajudar a Paraíba a ser um dos grandes protagonistas no Brasil em Energia" concluiu Ademar.

O diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Daniel Soares, apresentou as possibilidades de Acordos de Parcerias, Alianças Estratégicas, Mapeamento de Potencialidades e Oportunidades, bem como o Sistema de Gestão Energética. “A importância de articulações como esta é impulsionar as ações do Instituto Federal da Paraíba, para que consigamos impactar mais pessoas, potencializar formação dos estudantes, a inserção dos professores, nosso capital humano, para qualificar as políticas de educação no estado Paraíba, num horizonte promissor numa ação colaborativa e consorciada.” afirma o diretor Daniel Soares.

“Hoje a Secretaria Executiva de Energia do Estado da Paraíba teve o privilégio de participar desta reunião com a equipe do Parque Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, e estamos muito satisfeitos, não só porque o Parque Tecnológico é uma referência e tem ganhado prêmios internacionais, e principalmente por que é uma entidade que pode e deve estar contribuindo para o desenvolvimento e a inovação tecnológica da Paraíba. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Energia e de outras Secretarias, tem buscado formalizar parcerias, e nós estamos aqui para isso. Nós vimos hoje conhecer as competências do Parque Sinergia e saímos daqui com muita satisfação e com uma previsão de já, no próximo mês, a gente possa fazer um Acordo de Cooperação para que utilizemos esta expertise e esta competência em nosso estado” analisou o Secretário Robson Barbosa.

Para o Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, que representou o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB “no decorrer deste mês de maio foi muito importante, pois recebemos diversas Secretárias do Governo do Estado da Paraíba, encontros importantes para que os representantes do Estado possam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Federal da Paraíba e transformando numa excelente oportunidade para nosso estado. Hoje, tivemos a grata satisfação de receber o Secretário Executivo, Robson Barbosa, e que projetos e ações podem ser desenvolvidos para atender um amplo mercado de energia do país e do mundo”.

*Colaboração de Ramiro Pereira