Noticia
Sai resultado final do edital de fomento do Programa Empodera
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB divulgou o resultado final do Edital de fomento dos projetos vinculados ao Programa Empodera (Programa Institucional de Capacitação em Liderança e Empoderamento da Mulher no Mercado de Trabalho). A Proexc fomentará 10 projetos, o dobro do que foi programado inicialmente, considerando a relevância das propostas e o potencial transformador. Confira nesse link o resultado final.
O Programa Empodera IFPB é um agente de transformação ao fomentar diversos projetos que visam fortalecer e capacitar mulheres em diferentes áreas. Os 10 projetos aprovados abrangem desde o empoderamento feminino até a inclusão social e o empreendedorismo. Conheça um pouco mais dos projetos contemplados:
O projeto "Artesãs das Águas: Empoderamento, Direito e Trabalho" busca capacitar mulheres artesãs que vivem em comunidades ribeirinhas, proporcionando conhecimentos técnicos, acesso a direitos trabalhistas e fortalecimento de sua autonomia econômica.
O projeto "Empoderando Mulheres ao Enfrentamento da Violência de Gênero" visa oferecer apoio e capacitação para mulheres vítimas de violência. Através de orientações, palestras e grupos de apoio, o projeto busca empoderar as mulheres, dando ferramentas para superar a violência e reconstruir suas vidas.
"Formação Ético-Política sobre Educação Inclusiva para Professoras do Ensino Básico" tem como objetivo capacitar professoras do ensino básico em relação à educação inclusiva, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, emocionais ou cognitivas.
O projeto "Cursos de Tranças e Turbantes: Fortalecimento da Identidade Negra e Empreendedorismo Negro" busca valorizar a cultura afro-brasileira, oferecendo cursos de tranças e turbantes para mulheres negras. Além de fortalecer a identidade negra, o projeto incentiva o empreendedorismo, fornecendo às participantes as habilidades necessárias para iniciar seus próprios negócios nessa área.
O projeto "JUNTA: Coletivo Feminino de Empreendedoras" tem como objetivo criar um espaço de apoio e colaboração para mulheres empreendedoras. Por meio de mentorias, capacitações e networking, o projeto fortalece a atuação dessas empreendedoras, incentivando o crescimento de seus negócios.
Outra iniciativa relevante é o projeto "Minha Doce Liberdade para Mulheres do Sistema Prisional" que busca capacitar mulheres que cumprem pena no sistema prisional, oferecendo cursos e atividades que promovam a reintegração social e a geração de renda após a liberação.
O projeto “Empreender confeccionando Bolsas de Tecido” do Campus Pedra de Fogo visa a continuidade de uma atividade pautada na economia circular, colaborativa e criativa.
“Curso de Capacitação para Cuidadora Infantil” projeto apresentado pelo Campus Magabeira tem como prioridade desenvolver formação para mulheres vulneráveis demandadas como rede de apoio e acompanhamento terapêutico de crianças neurodiversas.
O projeto “Costurando com a comunidade de Princesa Isabel” é um projeto desenvolvido para formação de mulheres na produção de vestuários de forma consciente e sustentável.
Há ainda o projeto "Inclusão Socioprodutiva de Mulheres na Produção Alternativa de Renda pela Elaboração de Produtos Alimentícios"do Campus Sousa.
Segundo a Diretora de Extensão Popular e Rural, Keitiana de Souza Silva, cada um dos projetos aprovados para financiamento tem seu papel relevante na promoção da igualdade de gênero, no fortalecimento das mulheres e na criação de oportunidades para que elas desenvolvam suas habilidades e alcancem a independência econômica.
Quem quiser conhecer todos os projetos fomentados, podem acessá-los no Suap a partir da lista de nomes do resultado final. As proponentes estão convidadas para a primeira reunião do Coletivo Empodera IFPB para orientações e articulações entre os projetos aprovados. Será no dia 16 de maio às 9h, de forma remota. O link será enviado via e-mail.
*DGCOM do IFPB com informações da DEXPR