Noticia
Conselho Superior do IFPB realiza reunião extraordinária
O Conselho Superior do IFPB presidido pela reitora Mary Roberta realizou nesta quinta-feira (17) de forma virtual a 40ª reunião extraordinária. O ponto principal da reunião foi a apresentação do relatório final da avaliação situacional da Fundação de Apoio- FUNETEC.
Inicialmente foi dada posse aos novos representantes do Colégio de Dirigente no Consuper, Rivânia Sousa (Pró-Reitora de Assuntos Estudantis) como titular e Neilor César (Pró-Reitor de Ensino) como membro suplente.
Em seguida o relator Rodrigo Tavares de Souza Barreto fez a explanação aos conselheiros do relatório final, realizado por uma comissão, que trata da relação do IFPB com a Fundação de Apoio. O documento reconhece a importância da FUNETEC como “uma parceira estratégica para o IFPB” e apresenta falhas no desempenho da fundação com presença de possíveis inconsistências contratuais, ausência de prestação de contas adequada e identificação de possíveis conflitos de interesse.
Após a leitura do relatório o relator Rodrigo Tavares esclareceu dúvidas dos conselheiros. A reitora Mary Roberta, como presidente do Conselho Curador da FUNETEC, explicou a necessidade da alteração do quadro gestor da fundação, e da instituição de um Grupo de Trabalho para realizar a transição para o novo superintendente.
Ao final foi aprovado um requerimento apresentado pelo conselheiro Davi Lobão, e endossado por outros cinco conselheiros, para a realização de uma auditoria na FUNETEC com a finalidade de construir um relatório conclusivo das questões apontadas pelo relatório final da comissão de avaliação situacional na fundação.
A auditoria será acompanhada por uma comissão formada por 12 membros do Consuper: Joserlan Moreira, Karoline Fernandes e Davi Lobão (segmento Docente), Joselma de Sousa e Rodrigo de Freitas (TAs), Rivânia Sousa (Gestão), José Ferreira (Egressos), Sabiniano Araújo e Ricardo Ferreira (DG), José de Araújo (Campus) e Glaymerspn Albuquerque e Felipe Targino (Discentes). O relatório conclusivo da auditoria será apresentado em audiência pública do Consuper, com a participação de todos(as) citados(as), garantindo pleno direito de defesa.
“Agradecemos a todos, agora com esse olhar de vocês junto conosco só temos a melhorar os processos no IFPB para que possamos ter o cumprimento da nossa missão institucional” disse a reitora Mary Roberta. Cinco processos previstos inicialmente para serem analisados nesta quinta-feira serão apreciados em outra reunião do Consuper.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM