Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > IFPB nomeia mais de 80 novos docentes

Noticia

IFPB nomeia mais de 80 novos docentes

MEC redistribuiu 144 códigos de vagas e Portaria do MEC e MGI aumentou o banco de professor equivalente
por Ana Carolina Abiahy publicado: 01/08/2023 15h52 última modificação: 07/08/2023 17h17

O Instituto Federal da Paraíba publicou a nomeação de 85 novos docentes para a instituição, distribuídas em três portarias assinadas em 28 de julho pela reitora Mary Roberta Meira Marinho nas últimas duas edições do Diário Oficial da União. Acesse aqui a portaria  publicada nesta terça-feira, 01 de agosto, e neste link a portaria publicada na segunda-feira, 31 de julho. A posse deve ocorrer no prazo máximo de 30 dias quando é anunciada a lotação dos novos servidores.  

A reitora Mary Roberta Meira Marinho comemorou a nomeação que veio após muita espera já que o concurso iniciou em 2018 e o prazo de validade se expirou neste dia 31 de julho. A nomeação vai beneficiar a comunidade acadêmica do IFPB que já estava com o quantitativo do quadro docente defasado. Desde maio, a reitora esteve em Brasília em conversações nos Ministérios para demonstrar a extrema necessidade dos campi do IFPB em recompor o número de docentes.

A nomeação só foi possível devido a publicação no DOU da redistribuição de 144 novos códigos de vagas para professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A decisão do Ministério da Educação que beneficia o IFPB foi publicada no DOU de sexta-feira. 

A mesma edição trouxe outra Portaria que o MEC assina conjuntamente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que amplia o Banco de Professor-Equivalente do Magistério de EBTT. Dentre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o IFPB é a que conquistou o maior número de professores: 151 novas vagas.  Acesse aqui as portarias na íntegra

O aumento no Banco de Professor Equivalente foi uma luta da comunidade acadêmica junto ao Congresso Nacional tornada possível com a aprovação do Projeto de Lei Nacional 12/2023, prontamente sancionado pelo atual Governo Federal. A reitora Mary Roberta fez questão de frisar o apoio que teve dos parlamentares federais paraibanos, em especial de Gervásio Maia e de Luiz Couto, para que os pleitos de recomposição dos quadros docentes fossem atendidos.

registrado em: