Noticia
Comitiva do IFPB participa de solenidade promovida pelo Consulado da China
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) enviou uma comitiva ao Recife-PE, para participar da solenidade alusiva ao 74o aniversário da fundação da República Popular da China, que é comemorado em 1º de outubro. A cerimônia foi realizada na noite de terça-feira, 26, no Bugan Hotel, em Boa viagem.
A convite do cônsul-geral interino da China, Wang Ke, estiveram presentes ao evento a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, e a professora Mônica Montenegro, da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do Instituto (Arinter). A vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, Liana Filgueira Albuquerque, também prestigiou a cerimônia.
A comitiva do IFPB também foi composta pelo professor Michel Coura Dias e os estudantes Maria Cecília, Rafael Felipe e Lucas Medeiros (do bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa), que conquistaram o segundo lugar mundial na Huawei ICT Competition - categoria Cloud, realizado na China no primeiro semestre deste ano.
Inaugurado em fevereiro de 2016, o Consulado-Geral da República Popular da China em Recife tem jurisdição sobre oito Estados da região Nordeste, exceto a Bahia, que é atendida pelo Consulado Geral do Rio de Janeiro.
Parceria institucional
A presença de representantes do IFPB no evento alusivo aos 74 anos de aniversário da República Popular da China é mais uma oportunidade para estreitar as relações institucionais. Para Mônica Montenegro, a parceria entre o IFPB e a China proporciona um portfólio de oportunidades acadêmicas e profissionais para os estudantes e servidores, tendo a internacionalização como vetor do desenvolvimento científico, tecnológico e inovação para o bem-estar social e a qualidade de vida.
Os possíveis projetos a serem desenvolvidos por meio da parceria IFPB-China abrangem, principalmente, educação e responsabilidade social, enfocando temáticas diversas, como: línguas (português-mandarim), cultura, agropecuária, enfrentamento dos efeitos adversos da crise climática, inovação tecnológica (radiotelescópio), energias renováveis e participação em campeonatos de tecnologias da informação e comunicação.
"Os ventos estão propícios às (re)adequações, mudanças e desafios além das salas de aulas. A Internacionalização é um processo dinâmico e no âmbito do IFPB está em construção", pontua a professora Mônica Montenegro.
Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB