Noticia
IFPB ganhará laboratório de tecnologia em gêmeo digital
O IFPB foi escolhido para receber um laboratório de tecnologia em gêmeos digitais em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen (SZIIT) da China, que é também parceira da gigante chinesa Huawei. A notícia foi recebida pelo IFPB na última semana e foi fruto do diálogo da reitora Mary Roberta com a empresa no primeiro semestre.
A proposta é de que o laboratório ofereça de 1 a 2 salas de aula multimídia, atendendo cerca de 80 alunos. Também estão inclusas no memorando de entendimento despesas com construção e reforma. Todos os custos dos equipamentos necessários serão subsidiados pela SZIIT.
De acordo com o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, o laboratório trará vários benefícios para o IFPB, servindo como plataforma para atividades de pesquisa e desenvolvimento de ponta relacionadas à tecnologia de gêmeos digitais, promovendo a inovação e o avanço no campo. A colaboração também proporcionará acesso a equipamentos e instalações de última geração, o que aumentará as capacidades de pesquisa do IFPB. “Esta parceria contribuirá, sem dúvida, para o crescimento e avanço da tecnologia de gêmeos digitais no IFPB”, destacou Erick.
O gêmeo digital é uma réplica virtual de um objeto ou processo físico e permite prever virtualmente tudo o que acontecerá no mundo físico, permitindo que se possa resolver problemas com antecedência e resolvê-los mais rapidamente. Com esse laboratório, o IFPB poderá se envolver no intercâmbio de conhecimento e na colaboração com especialistas e pesquisadores do SZIIT, que possuem experiência especializada na área de tecnologia de gêmeos digitais. “Este intercâmbio facilitará a partilha de melhores práticas, ideias inovadoras e resultados de investigação, melhorando a base de conhecimentos de ambas as instituições”, pontuou o professor Erick.
Essa tecnologia de ponta é extremamente promissora. Segundo Erick, com a instalação do laboratório, estudantes e professores terão oportunidades de participar de projetos conjuntos de pesquisa, pesquisa, workshops e programas de treinamento conduzidos pelo SZIIT, contribuindo para o desenvolvimento de aptidões e competências na tecnologia de gémeos digitais, preparando os alunos para futuras carreiras nesta área emergente.
A empresa chinesa irá instalar laboratórios para trabalhar com a tecnologia de gêmeos digitais em quatro países. No Brasil, a instituição escolhida foi o IFPB. A parceria envolverá a Huawei, a Xunfang Company (responsável pelo serviço de pré-instalação, instalação de equipamentos, suporte técnico e treinamento) e a SZIIT. A parceria foi viabilizada por meio do envolvimento da Reitora Mary Roberta, da Assessora de Relações Internacionais Mônica Montenegro e do Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo.