Noticia
Prefeituras de três cidades pleiteiam implantação de unidades do IFPB
A reitora do IFPB Mary Roberta recebeu nesta segunda-feira (04) em seu gabinete uma comissão formada pelo prefeito de Sapé, Major Sidnei; prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião; deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos) representando a prefeita de Mamanguape, Maria Eunice; e pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos). O grupo veio dialogar com a reitora sobre a possibilidade de implantar uma unidade do Instituto Federal nas cidades.
Segundo o deputado Hugo Motta que articulou a reunião, havia uma cobrança dos três municípios pela oportunidade de receber um campus do IFPB. “Nós sabemos o quanto a instituição é forte, do quanto ela agrega positivamente nas potencialidades que cada município tem, por isso viemos oficializar o pedido dos prefeitos junto à reitoria ”. O parlamentar destacou ainda a capacidade do Instituto Federal de proporcionar uma melhor educação, como um centro formador de mão de obra e para o engrandecimento do estado.
Na reunião os representantes das prefeituras se mostraram dispostos a colaborar com o Instituto e apresentaram possíveis áreas nos municípios para a instalação das unidades do IFPB. Por sua vez o deputado Hugo Motta assumiu o compromisso de destinar recursos de emendas para garantir a instalação dos campi na Paraíba.
De acordo com o prefeito de Sapé, Major Sidnei, há um deficit acadêmico na cidade. “Não temos nenhum equipamento universitário no município, mas de três mil alunos na região se direcionam para João Pessoa e outras cidades em busca de oportunidades educacionais”.
“A região do Vale do Mamanguape constituída por vários municípios tem cerca de 170 mil habitantes, Mamanguape é uma cidade polo, a exemplo de Sapé e Queimadas, e estão incluídas nessa forma de expansão regionalizada” disse a deputada estadual Danielle do Vale. O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, destacou que a instalação de uma campus na cidade vai permitir um incremento no desenvolvimento local.
A reitora Mary Roberta contextualizou o processo de expansão do IFPB na Paraíba e informou sobre a criação de um Grupo de Trabalho que realiza um estudo sobre a possível expansão da instituição, e do interesse manifestado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em expandir o número de campi da Rede Federal até mil unidades. A reitora disse que os pleitos dos prefeitos serão avaliados de acordo com as potencialidades da região. “É salutar esse compromisso dos prefeitos em assumir conosco responsabilidades na possível implantação destas unidades, na busca de cursos e na expectativa de cumprimento da missão institucional do IFPB” finalizou.
Participaram da reunião o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, e a Diretora de Articulação Pedagógica, Lucrécia Petrucci. Ao final do encontro os representantes das prefeituras protocolaram junto à reitoria os pedidos de instalação dos equipamentos educacionais.
*Texto: Heranir Oliveira