Noticia
Dirigentes do IFPB dialogam sobre Assistência Estudantil e Agricultura Familiar
Duas pautas foram apreciadas nesta sexta-feira (27) pelo Colégio de Dirigentes: Orientações para execução da Política de Assistência Estudantil e Recomendação do MPF acerca da Agricultura Familiar. Os temas foram apresentados e ações futuras foram deliberadas, conforme entendimento dos membros do Codir.
O comitê de assistência estudantil elabororou um documento com o objetivo de padronizar as ações do Programa de Assistência Estudantil em todos os campi. A minuta do documento foi apresentada pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantil, Rivânia Sousa, e apreciada pelos membros do Codir. Os dirigentes colocaram as particularidades de cada campus e esclareceram suas dúvidas. Foram dialogados sobre os critérios e orientações para a execução da política de forma unificada. O objetivo é fazer com que os auxílios estudantis funcionem de forma eficaz e atinja cada vez mais os estudantes em vulnerabilidade.
Um dos pontos que será valorizado, segundo a Pró-Reitora Rivânia, será a ampliação da participação estudantil nos processos decisórios sobre a destinação dos valores do orçamento do Programa: "Temos uma comunidade estudantil muito qualificada que consegue fazer intervenções importantes e tem plena capacidade de opinar sobre como os recursos devem ser priorizados", pontuou.
O segundo ponto de pauta abordado pelos dirigentes foi a recomendação do Ministério Público Federal acerca da Agricultura Familiar. O IFPB deve utilizar produtos oriundos da agricultura familiar para a alimentação estudantil decorrente de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) numa porcentagem de pelo menos 30%. A PRAE está procedendo aos ajustes necessários para cumprir a recomendação.
A reunião do Colégio de Dirigentes também contou com os informes das Pró-Reitorias e do Polo de Inovação.
O Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, informou sobre o recredenciamento da unidade Embrapii. A PRAF (Albino Nunes) falou sobre a criação de uma instrução normativa para orientar e disciplinar procedimentos internos das unidades de compras. A PROEXC (representada por Alexsandro Ribeiro) informou sobre a prestação de contas dos programas executados (Progredir e Energife), ações relevantes para os campi e parceria com o Ministério da Cultura para a oferta de curso de gestão e produção cultural.
A PRE (representada por Lígia Cabral) ressaltou a recente avaliação de três cursos superiores: um com nota 5 (engenharia civil em Patos) e dois com nota 4 (engenharia de controle e automação em Cajazeiras e Sistemas para Internet em Guarabira). A PRPIPG (Silvana Cunha) informou que o foco das ações é a realização do 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. A cada semana está sendo lançado editais para contemplar os trabalhos que serão apresentados. Haverá também edital para monitoria e custeio de despesas de estudante que vem de outras cidades.
Por fim os gestores pontuaram questões logísticas para a participação na 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Ensino Profissional e Tecnológica (Reditec) no Rio Grande do Norte.