Noticia
IFPB participa de audiência pública na cidade de Boqueirão
O município de Boqueirão realizou, no dia 27 de outubro, uma audiência pública com o objetivo de discutir a instalação de um campus do Instituto Federal da Paraíba. A comunidade pleiteia uma unidade dentro da próxima etapa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na ocasião, a reitora Mary Roberta Meira Marinho visitou a cidade junto com a equipe gestora para dialogar sobre a questão.
A audiência aconteceu no Ginásio da Escola Agrícola Municipal José Augusto Lira e foi convocada pela Prefeitura de Boqueirão, mas congregou gestores de cinco municípios diferentes. Além da audiência com presença de estudantes, educadores e prefeitos da região, a equipe do IFPB realizou visitas a equipamentos educacionais guiadas pelo prefeito Marcos Freitas, que entregou um projeto técnico solicitando análise junto à Reitoria do IFPB e o Ministério da Educação.
Participaram também da audiência o vice-prefeito Moizes Leal, o deputado estadual João Paulo II, a deputada estadual Cida Ramos, o prefeito e vice-prefeito de Barra de São Miguel, João Batista e Fábio Maia, respectivamente, o prefeito de São Domingos, Onildo Lindberg, o prefeito de Caraúbas, Silvano Dudu, e o vice-prefeito de Barra de Santana, Carlinhos de Genésio, além das secretárias de Educação de Boqueirão, Diana Matias, e de Caturité, Janeide Borba.
Na equipe do IFPB, ainda estavam presentes o pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar dos Santos; os diretores-gerais dos campi Sousa, Chicão Nogueira, e Pedras de Fogo, Frederico Campos Pereira; o assessor especial da Reitoria, Adriano Melo, além dos professores Golbery Rodrigues, do campus Campina Grande, e Jesualdo Chagas, de Picuí. A visita faz parte da agenda de análises que o IFPB vem desenvolvendo com vistas a fazer a prospecção de possíveis novas unidades, com base em futuro projeto de expansão do Governo Federal.
Na visão da prefeitura de Boqueirão, a instalação do Campus irá beneficiar toda a região do Cariri Oriental com educação de qualidade e de fácil acesso, sendo um passo significativo no ensino de jovens e adultos. Segundo os prefeitos, o Campus do IFPB pode atender à importante demanda da Microrregião do Cariri Oriental, território de grandes potencialidades socioeconômicas e culturais, cumprindo o fundamental papel de interiorização e democratização da educação profissional e superior na Paraíba.
O Instituto Federal da Paraíba instalou um Grupo de Trabalho com a finalidade específica de realizar um estudo sobre possíveis municípios aptos a receber um novo campus do IFPB. Diversos gestores dos campi e da Reitoria participam do GT que ao final pretende lançar um relatório com vistas a subsidiar o MEC na posterior etapa de expansão dos IFs. Os membros do GT têm o desafio de não só pensar em novas localidades, mas também construir uma análise sobre a expansão interna, com a consolidação dos campi existentes, que ainda estão em fases de construção de equipamentos importantes como refeitórios estudantis, ginásios de esportes, bibliotecas, auditórios, laboratórios, novos cursos e carecem de investimentos.