Noticia
Cerimônia no Intermares Hall abre três eventos simultâneos do IFPB
Uma celebração à ciência, à tecnologia, à educação, à cultura e à inclusão. Assim foi a cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 22, no Intermares Hall, em Cabedelo, para abrir oficialmente três eventos simultâneos que acontecem na Grande João Pessoa sob a chancela do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Até sexta-feira, 24, o Instituto realiza ao mesmo tempo o 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Simpif), o 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância e o II Parahyba Innovation Summit.
Na abertura dos eventos, a reitora do IF da Paraíba, Mary Roberta Meira Marinho, agradeceu o trabalho de todas as pessoas que atuaram e estão atuando na execução das atividades e lembrou que os eventos têm no seu DNA a luta e a resistência. A dirigente do IFPB também enalteceu a importância da recomposição orçamentária dos institutos federais, fruto das ações da atual gestão federal, e ressaltou a importância do esperançar. “Este ano, com a mudança de governo, já tivemos recomposição orçamentária, aumento nas bolsas de pesquisa e de extensão”, disse.
E destacou: “Se não fosse essa recomposição orçamentária, nós também não estaríamos hoje aqui, executando esses eventos, e não chegaríamos ao mês de setembro”, pontuou. Mary Roberta acrescentou ainda que, por meio do esperançar, será possível retomar a pauta da pesquisa, da extensão, do ensino de qualidade e da educação a distância, que foi fundamental durante a pandemia de covid-19. “Devemos pensar a tecnologia a serviço do homem”, afirmou a reitora.
Já o secretário de Estado da Ciência Tecnologia, Inovação e Ensino, Cláudio Furtado, que na ocasião representava o governador da Paraíba, João Azevedo, externou sua satisfação em presenciar uma solenidade que evidencia a força do Instituto Federal da Paraíba em vertentes diversas, na pesquisa, na extensão, na inovação e também no ensino a distância. Furtado também destacou que o Governo do Estado vem atuando de forma expressiva no fomento à ciência, à tecnologia e à inovação. “Já foram investidos, nos últimos quatro anos, cerca de R$ 200 milhões em diversos editais”, ressaltou. Ele ainda antecipou que está prevista a implantação de políticas públicas afirmativas para minimizar a evasão de estudantes no ensino superior.
Em seu discurso, o reitor do IF de Alagoas, Carlos Guedes de Lacerda — paraibano do município de Aguiar, onde será instalado o telescópio Bingo (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations), projeto do qual o IFPB também faz parte —, afirmou que a Rede Federal, as instituições do Nordeste e, em particular, a educação a distância, avançam e precisam avançar pela conexão das pessoas com sonhos em comum.
Neste link, tem um vídeo sobre a solenidade de abertura. Confira!
“Dilemas, Impactos e Desafios na Era Digital”
Por sua vez, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Cunha, aproveitou seu pronunciamento para lembrar a temática do Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. “Hoje acontece o 5º Simpif, que traz o tema “Dilemas, Impactos e Desafios na Era Digital”, que traz palestras, painéis, discussões sobre a influência na tecnologia, no ensino e na inovação na atualidade. Teremos diversos painéis, além da apresentação de trabalhos científicos, que são resultantes dos projetos de pesquisa dos nossos programas internos”, afirmou. Silvana Cunha também destacou que, para chegar até aquele momento, foram necessárias muitas mãos, de pessoas dedicadas que se entregaram para realizar tudo o que está acontecendo e que irá acontecer até sexta-feira.
Demostrando estar em sintonia com a pró-reitora Silvana Cunha, o diretor de Educação a Distância do IFPB, Francisco de Assis Rodrigues Lima, resgatou um provérbio africano ao citar a importância de todos que contribuíram para a realização dos eventos: Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo. “Nós, enquanto congresso, enquanto IFPB, enquanto Simpif, enquanto Parahyba Innovation Summit, só estamos aqui reunidos porque contamos com a colaboração de inúmeros servidores, inúmeros colaboradores. E é em nome deles que agradeço a cada um de vocês, porque a educação a distância, ela se faz necessariamente em rede”, disse.
Após o pronunciamento dos membros da mesa solene, foi anunciado o painel de abertura do evento sobre o tema "Dilemas, Impactos e Desafios na Era Digital". Na ocasião, atuaram como palestrantes os pesquisadores Thiago José Marques Moura, professor do IFPB; Yuri Malheiros, professor do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo, docente do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Autoridades e comunidade acadêmica prestigiam evento
Prestigiado por docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, além de pesquisadores de oito Institutos Federais da região Nordeste, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades. Dentre elas, além do secretário da Ciência Tecnologia, Inovação e Ensino, Cláudio Furtado e do reitor do IF de Alagoas, Carlos Guedes de Lacerda, o secretário Executivo de Esportes e Lazer do Estado da Paraíba, Pedro Matias; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); e a secretária da Educação da Prefeitura de João Pessoa, Maria América de Assis Castro.
Também estavam presentes, o diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, Valdecir Teófilo Moreno; o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), Rodrigo Barreto; o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal do Ceará, Igor de Moraes Paim, representando o reitor José Wally Mendonça Menezes; e o diretor do Centro de Referência Tecnológica do Instituto Federal do Maranhão, Fernando Antônio Carvalho de Lima, como representante do reitor Carlos Cesar Teixeira, dentre outros.
A abertura oficial dos eventos ocorreu à noite, mas antes a programação já estava em curso. No período da tarde, o evento contou com cursos do Parahyba Innovation Summit. Armando Mendes Neto abordou a propriedade intelectual na era digital e Erick Melo enfocou projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Uma oficina cultural sobre improvisação e jogo na criação cênica foi ministrada pelo professor Rodrigo Cunha, e trabalhos de pós-graduação também foram apresentados. Já as atividades do 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância ocorreram de forma remota.
Apresentações culturais
Antes da abertura oficial, os participantes assistiram à apresentação da Banda IF Music, formada por estudantes do IFPB Campus Guarabira. Já durante a solenidade, foi possível desfrutar do talento dos integrantes do coral de libras “Mãos que falam, cantam e encantam”, também do IFPB Guarabira. O coro foi criado em 2017, com o objetivo de amenizar a barreira de comunicação entre os alunos ouvintes e surdos. Em 2019, a professora Líbna Naftali assumiu a coordenação do coral, transformando-o em projeto e grupo artístico de extensão.
Após a cerimônia de abertura, os presentes ainda puderam arrastar os pés pelo saguão do Intermares Hall ao som do mais autêntico forró, executado pela estudante Lili Sanfoneira, que é aluna do curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Campus João Pessoa. Quem prestigiou os três grupos, ou apenas algum deles, saiu com uma certeza: o IFPB produz eventos que emocionam, exaltam a diversidade e nos conectam à nossa própria cultura.
Toda a cerimônia foi transmitida pela TV UFPB em tempo real. Confira aqui!
SAIBA MAIS SOBRE OS EVENTOS
5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SIMPIF) – Tema: Dilemas, Impactos & Desafios na Era Digital. Em sua quinta edição, o SIMPIF se consagra como um dos mais importantes eventos do IFPB, contando com palestras, painéis e discussões sobre as influências da tecnologia no ensino, na pesquisa e na inovação na atualidade serão apresentadas. Na programação, também consta Mostra de Robótica, Maratona de Ideias (Ideathon), Mostra de Meninas Cientistas e Oficinas Maker. No Ideathon, serão elaboradas soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis que contribuam para o cumprimento de metas dos Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), prioritariamente com foco em tecnologias de combate à fome, tecnologias assistivas e igualdade de gênero.
4º Congresso Nordestino de Educação a Distância – Promovido em parceria com os outros Institutos Federais da região Nordeste, o evento se propõe a possibilitar a troca de experiências sobre as ferramentas tecnológicas educacionais e a integração das vivências no mundo da EaD, além de promover a integração das vivências no mundo da EaD experimentada pelos Institutos Federais da região Nordeste, as quais enriquecem a rotina dos que atuam nessa modalidade. Nesta edição, o tema é “"Inclusão e Qualidade na Educação a Distância".
II Parahyba Innovation Summit, organizado pela NEO IFPB Agência de Inovação – Realizado pela NEO IFPB Agência de Inovação, com o apoio do Parque Científico e Tecnológico Sinergia e do Polo de Inovação do IFPB, tem como objetivo promover diálogos no contexto do empreendedorismo inovador com foco na qualificação da relação de centros de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o setor produtivo e demais instituições de Ciência e Tecnologia ICT e de fomento. Esta edição conta com a participação de pesquisadores das ICTs e de Polos de Inovação além de empresários de vários setores e integrantes dos órgãos de fomento a inovação da Paraíba e do Brasil.