Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > Delegação alemã visita o IFPB para implantação do projeto sobre Energias Renováveis

Noticia

Delegação alemã visita o IFPB para implantação do projeto sobre Energias Renováveis

Centro de demonstração faz parte do projeto ETRELA
por Patrícia Nogueira publicado: 13/11/2023 13h14 última modificação: 13/11/2023 13h17

O IFPB está recebendo durante esta semana os representantes de empresas de consultoria alemã com o objetivo de implantar um Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade no IFPB (CDDERS). As empresas são a Global Factor e Renewables Academy (Renac), especializadas em soluções e treinamento na área energética e climática.

O grupo irá ao longo da semana visitar alguns campi, conhecer os projetos, cursos, laboratórios e potencialidades do IFPB na área de energias renováveis para a implantação do projeto " Improving, Increasing and Facilitating Access to Renewable Energy Education in Latim América (Etrela - Melhorando, Aumentando e Facilitando o Acesso à Educação em Energias Renováveis na América Latina").

As duas empresas realizarão um mapeamento da instituição, analisando os currículos dos cursos e identificando barreiras com o objetivo de melhorar a educação e a formação em energia renovável e eficiência e energética. A comitiva é formada pelos consultores: Craig James Menzies (Global Factor); Miriam Macias (Global Factor); Christiane Vaneker (Renac) e Jens Brand (Renac).

O CDDERS irá atuar na formação acadêmica na área, através de ações de ensino, pesquisa e extensão, parcerias com entes governamentais e empresas, podendo ter suas atividades expandidas para todos os campi e contribuir com questões de gestão em eficiência energética.

O Projeto tem a frente o professor Ademar Gonçalves da Costa Jr. A delegação foi recebida no auditório da Casa Rosada pela reitora Mary Roberta e por diretores de campi e coordenadores de cursos ligados a área energética. Na oportunidade eles apresentaram o projeto ETRELA, falaram do objetivo e esclareceram dúvidas da comunidade.

O professor Ademar Jr fez uma explanação sobre o potencial da Instituição. O IFPB oferece diversos cursos envolvidos com a temática em campi como João Pessoa, Santa Luzia, Santa Rita, Esperança.

“A importância do recebimento desse projeto para o IFPB é contribuir para o desenvolvimento regional através de mão de obra formada em nossos 21 campi. É um grande oportunidade contribuir com a formação desse pessoal de forma qualificada e com o conhecimento que órgãos europeus nos trarão na área de energias renováveis”, destacou Ademar.

A consultora Christiane Vaneker da empresa Renac enfatizou a necessidade de mão de obra especializada para atuar nessa área energética e o objetivo da empresa parceira do projeto é contribuir com essa formação.

“Nós acreditamos que para implantar o plano estratégico energético numa região, é preciso mudar alguns pontos no currículo de ensino e formação. Estamos aqui para isso. Temos uma certa experiência e vamos ver quais são os potenciais existentes. O IFPB pelo que vejo está num bom caminho”, afirmou a consultora Christiane Vaneker da empresa Renac.

Para Craig James Menzies da empresa Global Factor, o que se espera do IFPB é uma parceria que se possa formar não só estudantes como professores e que eles possam contribuir com as energias renováveis e eficiência energética.

Para a Reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho "a expectativa é de que tenhamos uma semana muito produtiva. Esse projeto irá fortalecer o potencial que a PB tem de geração de energia". Mary falou das projeções para o futuro com a criação de novos cursos que envolvem a temática. "Temos vários cursos que atuam na área inclusive de formação inicial e continuada. Nós temos o potencial para todas essas energias limpas. E podemos contribuir para o hidrogênio verde também."

No turno da tarde o grupo visita o Campus João Pessoa e na terça (14) haverá reuniões com empresas e entes governamentais na sede da Proexc. Na quarta-feira (15) a delegação se desloca para Patos, Santa Luzia e Esperança, onde conhecerão as instalações dos campi. Na sexta visitarão o Polo de Inovação e o Parque Sinergia.