Noticia
PREAMAR PB protocola parecer para licenciamento ambiental
Na data alusiva ao Dia Mundial da Pesca, 21 de novembro, o PREAMAR cumpre uma importante etapa para o licenciamento ambiental. O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR PB) protocolou na Capitania dos Portos, o “Parecer de Interferência Prévia (PIP)” .
O PIP é um relatório exigido pela Marinha do Brasil, que analisa possíveis impactos de projetos nas zonas costeiras e marítimas, garantindo que não comprometerão a segurança do tráfego aquaviário nem o meio ambiente marinho. O documento protocolado descreve toda a metodologia utilizada, os critérios de definição das estruturas artificias, memorial descritivo das estruturas, planta de localização, banco de dados e todas as informações técnicas necessárias para demonstrar claramente a autoridade marítima o que se pretende fazer, como se pretende fazer e como se pretende fazer.
Para o professor do Campus Centro, Cláudio Dybas, o encaminhamento do documento foi o coroamento de um trabalho árduo, realizado por uma equipe multidisciplinar ao longo de cinco meses. “A gente conseguiu organizar um banco de dados com muitas informações sobre a plataforma continental aqui da Paraíba, principalmente dos quatro municípios que são contemplados”, informou o professor.
A iniciativa é apoiada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) pela Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC), pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e tem como objetivo não apenas proteger, mas também restaurar ecossistemas marinhos, incluindo a instalação de recifes artificiais e a recuperação de corais naturais.
DGCOM/IFPB