Noticia
IFPB lança novo edital para selecionar docentes do Mulheres Mil
O Instituto Federal da Paraíba publicou um novo edital para vagas remanescentes da seleção de docentes do Programa Mulheres Mil. O período de inscrição, gratuita e online, vai de 18 a 29 de abril. O edital é de responsabilidade da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) e está autorizado durante a greve em virtude do programa contar com recursos de fomento externo. Há oportunidades em diversos campi, incluindo cadastro de reserva.
Acesse aqui o Edital 57/2024 e o link para inscrição online.
Trata-se de uma vaga em Sousa e outra em Catolé do Rocha, além de formação de cadastro de reserva para os campi de Itaporanga, Princesa Isabel, Pedras de Fogo, Monteiro, Cabedelo e Catolé. Os docentes selecionados serão pagos mediante bolsa pelas horas-trabalhadas. As vagas estão disponíveis tanto para profissionais do IFPB quanto da comunidade externa.
As vagas são direcionadas a quem tem formação em Estética, Artes, Letras, Jornalismo, Informática, além de profissionais Manicure/Pedicure, artesão de biojóias, entre várias outras. O valor da hora-aula é de R$50.
Os professores vão trabalhar em cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC) que já estão em funcionamento. O programa Mulheres Mil tem como foco a qualificação profissional de mulheres em vulnerabilidade social, moradoras de locais com déficit de infraestrutura, entre outros fatores de risco.
A seleção é por análise curricular e todos os inscritos precisam estar atentos ao envio da documentação obrigatória e da comprobatória dos critérios de pontuação. A relação preliminar de inscritos está prevista para 30 de abril, mas o cronograma completo pode ser visto no edital.
Aulas continuam
Todos os cursos do Mulheres Mil no IFPB têm 160 horas de duração, garantindo qualificação profissional para públicos femininos em vulnerabilidade social. O programa funciona em parceria com as prefeituras, captando este público-alvo, principalmente entre as cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Todas as alunas recebem assistência estudantil para garantir a frequência nas aulas.
Em Sousa e em Areia, o curso é de Salgadeira; em Pedras de Fogo, é de Assistente de Costura; em Catolé do Rocha é de Manicure e Pedicure. Nos campi de Princesa Isabel e Itaporanga, o curso é de Agricultura Orgânica. No campus avançado Mangabeira-Zona Sul é de Cuidadora infantil. Em Cabedelo, a turma é de Artesã de biojóias, em Cabedelo Centro, o curso é de Agente de recepção. Nos campi de Itabaiana, Soledade e Monteiro, o curso ofertado é o de Cuidadoras de Idoso.