Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 04 > Professores participam de evento, em Portugal, na área de psicologia positiva na educação

Docentes de três campi do IFPB tiveram trabalhos científicos, na área de psicologia positiva, selecionados para apresentação em congresso na Universidade de Lisboa
por publicado: 08/04/2024 15h19 última modificação: 04/07/2024 12h04
Exibir carrossel de imagens Professores do IFPB acolhidos em evento internacional

Professores do IFPB acolhidos em evento internacional

Os docentes do IFPB, Anna Libia Araújo, George Franco e Renata de Sousa, com lotação nos Campi de João Pessoa, Santa Luzia e Patos, respectivamente, tiveram a oportunidade de participar, no período de três a cinco de abril, do IV Congresso Português de Psicologia Positiva.

O referido evento foi organizado em simultâneo com o II Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva, sob o tema “Psicologia Positiva, Direitos Humanos e Justiça Climática: Ações profissionais, políticas, econômicas e sociais para a paz mundial e o bem-estar humano”.

O evento, que aconteceu no Auditório Óscar Soares Barata, do ISCSP-Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, teve o objetivo de debater estudos de caso, abordagens teóricas e críticas sobre a subsistência e o espaço da psicologia positiva e da paz, contando com a presença de mais de 70 oradores, dentre educadores, profissionais e investigadores de diversos países do mundo.

A participação no referido evento propiciou o crescimento intelectual e o aprimoramento científico dos professores do IFPB, que tiveram essa oportunidade. Vale salientar que a iniciativa também se constitui como um aporte ao programa de internacionalização das ações institucionais do IFPB.

Anna Libia, professora de língua inglesa, no Campus João Pessoa, enfatizou que a psicologia positiva faz a diferença nas suas aulas, agregando valores de resiliência emocional aos aspectos cognitivos da disciplina.

A professora, responsável pela disciplina Tópicos em Projetos Especiais com foco em educação socioemocional/educação positiva, em parceria com a colega Renata de Sousa, traz para o IFPB, na sua bagagem acadêmica, novos conhecimentos e práticas que serão disseminadas para o Núcleo de Estudos de Educação Positiva-NEP/IFPB, visando capacitar outros docentes da instituição.

“Aprender trabalhando a ansiedade, mostrando que o processo acadêmico não precisa ser sofrido, que ter bem-estar na escola é viável é um dos objetivos da educação positiva”, resumiu a professora.

A referida professora apresentou, no evento da Universidade de Lisboa, os trabalhos: A Educação Positiva no curso de Licenciatura em Letras (Português/EAD) no IFPB: um case de sucesso; e O ensino de língua inglesa com propósito: Simple Present e forças de caráter, como apresentações livres.

Já a professora Renata de Sousa, que também desenvolve ações da psicologia positiva, nas suas atividades educacionais, enfatizou que o referido evento contribuiu para o aprimoramento do conhecimento teórico e prático, contemplando aspectos da genética para se entender as causas das diferenças do bem-estar nas pessoas, além de valorizar iniciativas de políticas públicas que promovam o bem-estar à grupos de indivíduos menos favorecidos.

Como professora de inglês, do campus Patos, Renata desenvolve workshops, palestras e projetos de extensão, aplicando a ciência do bem-estar no cotidiano institucional. A docente também atua no curso de Letras/Ead alcançando os polos de João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa. O trabalho apresentado no referido evento, como comunicação livre, teve como título: Estudo e aplicação de forças de caráter no ensino-aprendizagem da língua inglesa.

A professora Renata enfatizou que, a partir deste evento, pretende intensificar sua atuação para o reconhecimento da importância da necessidade de se fomentar o bem-estar, tanto do alunado quanto do corpo docente, no IFPB, lembrando que “o bem-estar e a felicidade é um direito de todos”, vaticinou a professora.

Os professores do IFPB destacaram a participação, no referido evento, de educadores e pesquisadores de renome na área da psicologia positiva, a exemplo Helena Marujo, Coordenadora da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, da Universidade de Lisboa, e Membro do Conselho Consultivo da International Positive Psychology Association; Andréa Perez, head do Instituto Felicidade Agora é Ciência; bem como Antônio Nóvoa, Ryan Niemiec, Mike Steger e Meike Bartels, cujos trabalhos e produção científica capacitam e estimulam aqueles que se dedicam a esta área do conhecimento.

O professor George Franco, lotado no Campus de Santa Luzia/IFPB, ficou entusiasmado com a organização do evento, no qual, segundo ele, todos puderam apresentar seus trabalhos dentro de um cronograma organizado com precisão.

George teve a oportunidade de compartilhar suas experiências com educadores de outras instituições brasileiras, além de ouvir relatos enriquecedores de profissionais e cientistas de diversas áreas do conhecimento com o enfoque na psicologia positiva. “A experiência da Escola Sá de Miranda, em Portugal, que aplica a psicologia positiva na prática, demonstrada no referido evento, é um exemplo a ser replicado em outras instituições”, adiantou.

O referido professor partilhou, no evento, a subnotificação de alunos negros e pobres, do Campus Santa Luzia, do IFPB, que apresentam fatores de altas habilidades; mas, conforme ele, a educação brasileira, de modo geral, não privilegia outras inteligências, além da lógica ou matemática; o que, de certa forma, justifica os esforços da iniciativa com metodologias alternativas para a educação.

As concepções do professor baseiam-se no trabalho: Observação preliminar sobre o desempenho escolar de alunos negros e de baixa renda em um Campus do IFPB, que foi apresentado, por ele, como comunicação livre, no evento em Lisboa.