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Professores participam de evento, em Portugal, na área de psicologia positiva na educação
Os docentes do IFPB, Anna Libia Araújo, George Franco e Renata de Sousa, com lotação nos Campi de João Pessoa, Santa Luzia e Patos, respectivamente, tiveram a oportunidade de participar, no período de três a cinco de abril, do IV Congresso Português de Psicologia Positiva.
O referido evento foi organizado em simultâneo com o II Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva, sob o tema “Psicologia Positiva, Direitos Humanos e Justiça Climática: Ações profissionais, políticas, econômicas e sociais para a paz mundial e o bem-estar humano”.
O evento, que aconteceu no Auditório Óscar Soares Barata, do ISCSP-Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, teve o objetivo de debater estudos de caso, abordagens teóricas e críticas sobre a subsistência e o espaço da psicologia positiva e da paz, contando com a presença de mais de 70 oradores, dentre educadores, profissionais e investigadores de diversos países do mundo.
A participação no referido evento propiciou o crescimento intelectual e o aprimoramento científico dos professores do IFPB, que tiveram essa oportunidade. Vale salientar que a iniciativa também se constitui como um aporte ao programa de internacionalização das ações institucionais do IFPB.
Anna Libia, professora de língua inglesa, no Campus João Pessoa, enfatizou que a psicologia positiva faz a diferença nas suas aulas, agregando valores de resiliência emocional aos aspectos cognitivos da disciplina.
A professora, responsável pela disciplina Tópicos em Projetos Especiais com foco em educação socioemocional/educação positiva, em parceria com a colega Renata de Sousa, traz para o IFPB, na sua bagagem acadêmica, novos conhecimentos e práticas que serão disseminadas para o Núcleo de Estudos de Educação Positiva-NEP/IFPB, visando capacitar outros docentes da instituição.
“Aprender trabalhando a ansiedade, mostrando que o processo acadêmico não precisa ser sofrido, que ter bem-estar na escola é viável é um dos objetivos da educação positiva”, resumiu a professora.
A referida professora apresentou, no evento da Universidade de Lisboa, os trabalhos: A Educação Positiva no curso de Licenciatura em Letras (Português/EAD) no IFPB: um case de sucesso; e O ensino de língua inglesa com propósito: Simple Present e forças de caráter, como apresentações livres.
Já a professora Renata de Sousa, que também desenvolve ações da psicologia positiva, nas suas atividades educacionais, enfatizou que o referido evento contribuiu para o aprimoramento do conhecimento teórico e prático, contemplando aspectos da genética para se entender as causas das diferenças do bem-estar nas pessoas, além de valorizar iniciativas de políticas públicas que promovam o bem-estar à grupos de indivíduos menos favorecidos.
Como professora de inglês, do campus Patos, Renata desenvolve workshops, palestras e projetos de extensão, aplicando a ciência do bem-estar no cotidiano institucional. A docente também atua no curso de Letras/Ead alcançando os polos de João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa. O trabalho apresentado no referido evento, como comunicação livre, teve como título: Estudo e aplicação de forças de caráter no ensino-aprendizagem da língua inglesa.
A professora Renata enfatizou que, a partir deste evento, pretende intensificar sua atuação para o reconhecimento da importância da necessidade de se fomentar o bem-estar, tanto do alunado quanto do corpo docente, no IFPB, lembrando que “o bem-estar e a felicidade é um direito de todos”, vaticinou a professora.
Os professores do IFPB destacaram a participação, no referido evento, de educadores e pesquisadores de renome na área da psicologia positiva, a exemplo Helena Marujo, Coordenadora da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, da Universidade de Lisboa, e Membro do Conselho Consultivo da International Positive Psychology Association; Andréa Perez, head do Instituto Felicidade Agora é Ciência; bem como Antônio Nóvoa, Ryan Niemiec, Mike Steger e Meike Bartels, cujos trabalhos e produção científica capacitam e estimulam aqueles que se dedicam a esta área do conhecimento.
O professor George Franco, lotado no Campus de Santa Luzia/IFPB, ficou entusiasmado com a organização do evento, no qual, segundo ele, todos puderam apresentar seus trabalhos dentro de um cronograma organizado com precisão.
George teve a oportunidade de compartilhar suas experiências com educadores de outras instituições brasileiras, além de ouvir relatos enriquecedores de profissionais e cientistas de diversas áreas do conhecimento com o enfoque na psicologia positiva. “A experiência da Escola Sá de Miranda, em Portugal, que aplica a psicologia positiva na prática, demonstrada no referido evento, é um exemplo a ser replicado em outras instituições”, adiantou.
O referido professor partilhou, no evento, a subnotificação de alunos negros e pobres, do Campus Santa Luzia, do IFPB, que apresentam fatores de altas habilidades; mas, conforme ele, a educação brasileira, de modo geral, não privilegia outras inteligências, além da lógica ou matemática; o que, de certa forma, justifica os esforços da iniciativa com metodologias alternativas para a educação.
As concepções do professor baseiam-se no trabalho: Observação preliminar sobre o desempenho escolar de alunos negros e de baixa renda em um Campus do IFPB, que foi apresentado, por ele, como comunicação livre, no evento em Lisboa.