Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 05 > Codir realiza Reunião ordinária no Campus Sousa

Destaque

Codir realiza Reunião ordinária no Campus Sousa

Membros do Colégio conheceram de perto as particularidades do Campus, dialogaram sobre a greve e as ações das pró-reitorias.
por Patrícia Nogueira publicado: 15/05/2024 20h10 última modificação: 15/05/2024 20h10

O Colégio de Dirigentes do IFPB se reuniu nesta quarta-feira (15) para apresentar informes sobre a greve dos servidores e principais ações desenvolvidas pelas pró-reitorias. A reunião ocorreu no Campus Sousa.

Durante o primeiro ponto de pauta, a Reitora Mary Roberta Meira Marinho apresentou os resultados da reunião ocorrida no âmbito do Conif com os responsáveis pela intermediação da negociação do MEC e do MGI.
Os Diretores Gerais expuseram sobre as reuniões e assembleias ocorridas nos campi e os diálogos com as comunidades locais. "Nosso objetivo é construir um panorama do cenário de cada campus e entender os procedimentos que deverão ser tomados no futuro", disse a Reitora Mary Roberta.

O Pro-Reitor de Ensino, Neilor César corroborou com as discussões e destacou que este é o momento de começar a "refletir sobre o planejamento da retomada do calendários no cenário futuro pós-greve. São hoje 42 dias de paralização  e temos que estabelecer os marcos didáticos do calendário". Ele destacou também o desafio de alinhar o calendario acadêmico com o calendário civil.

A categoria docente e técnico administrativo esta em greve desde o dia 03 de abril pleiteando reestruturação das carreiras do EBTT e do PCCTAE e recomposição salarial.

Uma reunião entre as entidades sindicais e o governo tratou da carreira docente nesta quarta-feira (15) e no dia 21 será a reunião dos representantes dos técnicos administrativos com o governo. Após isso, haverá o debate entre as bases sindicais para avaliar o que esta sendo apresentado pelo governo.
Informes das Pró-Reitorias.

Após o debate sobre a greve dos servidores foi a vez dos informes das Pró-Reitorias acerca das ações em andamento bem como ações que necessitam da integração e participação dos campi.
A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Souza falou sobre o planejamento do PNAE e atualização sobre o pé de meia.

A Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, citou as atividades principais realizadas: processo de edital de afastamento; Edital interconecta; Edital "Conecta mais q Inova"; PIQIFPB; Propostas habilitadas nos editais da Finep; Turmas para o sertão no Mestrado PPGAES e aprovações de bolsas no CNPq meninas nas ciências.

A Pró-reitora de Extensão e Cultura Josy Batista informou sobre as atividades essenciais realizadas, dentre elas, o convite para o projeto de incentivo a cultura "caminhos das águas" com a UFMT; Curso de formação de agentes territoriais de cultura; formação de empreendimentos de economia solidária; programa Periferia Viva; campanha de arrecadação de doação ao RS; certificações do Mulheres Mil e Energife, dentre outros.

O Pró-Reitor de Administração e Finanças, Albino Nunes, comentou sobre a recomposição orçamentária dos Campi e projeto dos novos Campi.

E por fim, o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César mencionou sobre os processos de redistribuição e remoção; comissão de expansão e consolidação; implantação de novos cursos e elaboração de PPCs.; Programa Jovem Aprendiz.
Reunião foi antecedida por uma visita  ao Campus Sousa

Os gestores tiveram a oportunidade de realizar uma visita as instalações do Campus Sousa, unidade São Gonçalo, durante o turno da manhã. O Diretor Geral  Chico Nogueira e a Chefe do Departamento de Ensino Superior Bivânia Araújo conduziram a visita e apresentaram as particularidades do Campus que é oriundo de uma escola agrotécnica. Foram visitadas as instalações do Hospital Veterinário, laboratórios e cursos.

Chicão se mostrou otimista com a chegada do convênio com a Funetec, que vai, dentre outras ações, administrar a comercialização de produtos excedentes produzidos pelo campus,  a exemplo de ovo, suinocultura, frango de corte e de capoeira, frutas, polpa, leite, queijo e iogurte.

Sobre a visita, o diretor avaliou como positiva: "Esse encontro é simbolico e marca o compromisso que o IFPB e o Codir têm estabelecido com o campus", apontou.

Na quinta-feira (16) será dado continuidade a agenda institucional de reuniões no campus Sousa tratando sobre o planejamento orçamentário e quadro de pessoal.