Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 05 > Delegação do IFPB visita o Instituto de Tecnologia e Informação de Shenzhen

Noticia

Delegação do IFPB visita o Instituto de Tecnologia e Informação de Shenzhen

Instituto Federal da Paraíba mantém acordo de cooperação com o SZIIT desde 2022
por Angélica Lúcio publicado: 22/05/2024 16h33 última modificação: 28/05/2024 14h48

Parte da delegação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) que está na China para a etapa final da Huawei ICT Competition 2023-2024 teve a oportunidade de visitar, nesta quarta-feira (22), as instalações do Instituto de Tecnologia e Informação de Shenzhen (Shenzhen Institute of Information Technology - SZIIT).

 Além da reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, a delegação  que visitou as instalações do instituto chinês era composta pelos professores Michel Coura Dias, Filipe Lucena e Marcelo Portela. Durante a visita ao SZIIT, os representantes do IFPB também contaram com a companhia de Victor Montenegro, gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei Brasil.

Na ocasião, eles foram recebidos pelo presidente do Instituto de Tecnologia e Informação de Shenzhen, Wang Hui, e outros dirigentes da instituição:  Xu Zhiliang, vice-presidente; Zhuang Peican, reitora do Gabinete de Administração; Zhang Yunsheng, reitor da Escola de Intercâmbio e Cooperação Internacional; e Luo Dean, vice-reitor da Escola de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Clique aqui para saber mais sobre a participação do IFPB na Huawei ICT Competition 2023-2024

Localizado na cidade de Shenzhen (uma das zonas econômicas especiais da China e onde está sediada a empresa Huawei, multinacional com a qual o IFPB mantém parcerias), o SZIIT é uma instituição pública de ensino superior, que oferta cerca de 50 cursos relacionados às áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Fundado em abril de 2002, a partir da fusão de outras três instituições (e aprovado pelo Governo Popular da Província de Guangdong), o instituto é vinculado ao Ministério da Educação e administrado pelo Governo Popular Municipal de Shenzhen.  

Delegação do IFPB visita o Instituto de Tecnologia e Informação de Shenzhen, na China (1).jpeg

Delegação do IFPB visita o Instituto de Tecnologia e Informação de Shenzhen, na China (15).jpeg

O instituto chinês conta com 1.500 funcionários, sendo cerca de mil docentes com dedicação integral, dos quais 93,79% têm mestrado e 96,97% têm experiência de trabalho em empresas e em escolas, sendo qualificados tanto como docentes-acadêmicos como mentores de carreira. Em alguns departamentos/escolas, 69% dos membros do corpo docente possuem doutorado. Em março de 2023, o SZIIT alcançou uma grande conquista ao fazer parte do 1% dos melhores programas de ciência e engenharia do mundo.

Atualmente, mais de 15 mil alunos em tempo integral estudam no Instituto de Tecnologia e Informação de Shenzhen, e a proporção professor-aluno é de 16:1. Nos últimos cinco anos, estudantes do SZIIT ganharam 80 prêmios de competição nacional, 57 prêmios de competição de habilidades, 5 de conquistas de ensino (incluindo um primeiro lugar) e 13 prêmios provinciais de conquistas de ensino (incluindo um prêmio especial e cinco primeiro lugares). 

Ao longo do tempo, a instituição asiática estabeleceu relações de cooperação com 60 universidades, instituições acadêmicas e organizações internacionais de 25 países e regiões ao redor do mundo, construindo uma plataforma importante para a implementação de projetos de intercâmbio internacional.

IFPB VAI RECEBER LABORATÓRIO GÊMEO INTERNACIONAL

Em  novembro de 2022, o IFPB e o SZIIT firmaram um memorando de entendimento visando parcerias para desenvolvimento acadêmico e intercâmbio cultural. A cooperação internacional permite que o SZIIT ofereça aos alunos do IFPB melhores oportunidades educacionais, como palestras para intercâmbio acadêmico durante os semestres; comunicação estudantil (em todos os níveis); programa de estágio estudantil; apresentação conjunta de propostas de pesquisa; colaboração em pesquisa aplicada e básica; e programa de desenvolvimento docente. 

A parceria, reforçada em 2023, ainda prevê que o Instituto Federal da Paraíba receba um laboratório de tecnologia gêmeos digitais, com todas as despesas de equipamentos, construção e reforma subsidiadas pelo SZIIT. O espaço deve atender cerca de 80 alunos.

A construção do laboratório gêmeo internacional inclui uma plataforma de treinamento em computação em nuvem, uma plataforma de treinamento em comunicação digital, um sistema de ensino inteligente, uma academia internacional online e uma nuvem de treinamento em TIC para garantir a consistência dos padrões de ensino, ambiente de treinamento e projetos práticos para estudantes nacionais e internacionais. 

(Angélica Lúcio - jornalista do IFPB)