Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 05 > Estudantes do IFPB conquistam 1º lugar em competição na China

Noticia

Estudantes do IFPB conquistam 1º lugar em competição na China

Três equipes do Instituto subiram ao pódio na etapa final da Huawei ICT Competition
por Angélica Lúcio publicado: 27/05/2024 17h16 última modificação: 04/06/2024 16h05

Sucesso em dose tripla. Assim pode ser definida a participação das equipes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na etapa final da Huawei ICT Competition 2023-2024, que ocorreu na China. Durante todo o torneio, os estudantes do IFPB se esforçaram, brilharam e conquistaram medalhas: de 1º lugar na trilha Innovation (Inovação) e de 2º e 3º lugares nas categorias Network (Rede) e Cloud (Computação em nuvem), respectivamente. A cerimônia de premiação ocorreu no domingo (26), e a delegação do IFPB já embarcou de volta para o Brasil. A expectativa é que cheguem na quarta-feira.

Realizada entre os dias 23 e 26 de maio, na cidade de Shenzhen, a Huawei ICT Competition envolveu números expressivos desde o seu lançamento. Isso porque a competição atraiu mais de 170 mil estudantes, de mais de 2 mil universidades e faculdades, de mais de 80 países e regiões. Tais dados reforçam o feito das equipes do IFPB e a importância do Instituto como referência em educação, ciência, inovação e tecnologia. 

A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, que integrou a delegação da Paraíba à China, comentou sobre a participação do Instituto. “Fomos vencedores! Tivemos excelentes resultados nas trilhas Innovation, Network e Cloud! É uma grande satisfação, com resultados internacionais para a Paraíba, para o Brasil e para o Instituto Federal da Paraíba”, declarou.

1. Equipe do IFPB é campeã na China.jpgO IFPB venceu o 1° lugar na Trilha Innovation com o talento dos estudantes Emerson Medeiros, Gabriel Ferreira e Manoel Vitor, todos do Campus Patos, os quais tiveram como tutor o professor Filipe Lucena. “É com grande prazer que a gente traz esse prêmio de inovação para a Paraíba, para a cidade de Patos, para todo o Brasil”, disse o docente.

Na China, a equipe campeã foi premiada pelo desenvolvimento de uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial, para gerar conteúdos de disciplinas Steams (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para os professores de ensino fundamental e médio, habilitando-os e alinhando-os para as demandas tecnológicas da nova indústria. Com isso os alunos são capazes de sair com habilidades para a indústria 4.0. A solução envolveu também a apresentação de um protótipo de CNC  (sigla em inglês de Controle Numérico Computadorizado) de baixo custo, construída por um aluno do ensino integrado, do curso de Eletrotécnica, o qual funciona em conjunto com a plataforma digital, possibilitando que os alunos vejam na prática, e dentro de sala de aula, os conteúdos ensinados.

Outro destaque do IFPB na Huawei ICT Competition foi a obtenção do 2° lugar na trilha Network, fruto do esforço dos alunos José Galvão, Márcio Abrantes e Wesley Porto, sob a tutoria do professor Marcelo Portela. Já na trilha Cloud, o IFPB subiu ao pódio com a conquista dos estudantes Abraão Borges, Pedro Sousa e Vinícius Silva, capitaneados pelo professor Michel Dias, que é coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB. 

Para Michel Dias, o desempenho do IFPB na competição demonstra o quanto a educação é impactante. “Tivemos estudantes de Pedra Branca, João Pessoa, Patos, Esperança, Campina Grande… e todos eles tiveram excelentes resultados. É a Paraíba, minha gente! É a educação que pode, e pode mais!”, afirmou Michel Dias. O docente também agradeceu o apoio do governo federal e da gestão do IFPB para o êxito das equipes.

Além do Campus Patos, as equipes do IFPB que disputaram a competição em solo asiático eram compostas por estudantes dos campi João Pessoa, Campina Grande e Esperança. A escolha dos alunos que iriam participar da Huawei ICT Competition 2023-2024 foi definida após uma seleção interna no IFPB, ainda em 2023.

Estudantes comentam participação no torneio mundial

“Quero agradecer ao Instituto Federal da Paraíba e à Huawei por essa oportunidade”, afirmou o estudante Gabriel Ferreira, campeão na trilha Innovation, juntamente com outros colegas do Campus Patos. “É um caminho muito desafiador, porém as recompensas são extraordinárias”, disse. Ele também incentivou outros estudantes a participarem de competições desse tipo, lembrando que foi uma oportunidade única estar ali, na China, conhecendo outra cultura e um continente completamente diferente. “É algo excepcional”.

Márcio Abrantes, integrante da equipe que conquistou o 2º lugar na trilha Network, também externou sua satisfação. “Estou muito feliz de estar aqui, em Shenzhen, na China, representando minha universidade”, comentou. “Quero agradecer à Huawei pela oportunidade de mostrar nosso conhecimento e ajudar a manter o IFPB no lugar em que ele sempre deve estar: entre as melhores universidades do Brasil e, quiçá, do mundo”.

Para o estudante José Galvão, também da trilha Network, a experiência foi muito enriquecedora e não só pelo fato de ter conhecido a China e outras pessoas. “Toda a parte do estudo que antecede a competição foi muito incrível”, declarou.  

“Incrível”, aliás, também foi a palavra usada pelo estudante Abraão Borges, da trilha Cloud,  para definir toda a sua jornada até a final da Huawei ICT Competition 2023-2024. “Conseguimos o 3º lugar mundial, representando o IFPB e a Paraíba! Com certeza, a gente sai daqui muito mais resiliente, muito mais forte e muito disposto a novos desafios”, afirmou. “Quero recomendar a todo mundo que participe de programas acadêmicos. Confiem no processo que o resultado é do tamanho do seu esforço”, complementou.

Laboratório Assert tem papel fundamental no desempenho dos estudantes

Ambiente do Laboratório Assert 2.jpeg   Ambiente do Laboratório Assert 4.jpeg  Ambiente do Laboratório Assert.jpeg

O Laboratório Assert do Polo de Inovação do IFPB, equipamento vinculado à Unidade Embrapii local, teve um importante papel no resultado obtido pelos estudantes paraibanos na Huawei ICT Competition. A partir de parceria firmada entre a multinacional chinesa e o laboratório, os estudantes do Instituto vêm se destacando nas áreas de Inovação, Redes e Nuvem,  com resultados que vão além da premiação, conforme explica o professor Mateus Assis Máximo de Lima, coordenador do Laboratório Assert. 

“Nos tornamos muito maiores quando trabalhamos em parceria, com o empenho de todos, nessa busca constante e interminável pela excelência. É com esse foco que a parceria Assert-IFPB-Huawei vem se desenvolvendo desde 2017”, diz. “Com a seriedade do trabalho desenvolvido por todos, desde então temos nos consolidado como referência em diversas trilhas de conhecimento, como Cloud, Network e Innovation”, afirma o coordenador. 

Mateus Máximo explica que a preparação das equipes envolvidas na Huawei ICT Competition ocorre por meio de encontros semanais, em que são montados e discutidos cenários utilizando-se ferramentas diversas, como eNSP, resolução de exercícios e provas. Esta última atividade compreende um esforço considerável na preparação, visto que a recente etapa latino-americana, por exemplo, teve 30 páginas e seis horas de duração na trilha de Network.

O desenvolvimento das equipes até os exames também leva em consideração outros aspectos: psicológico, comportamental (habilidades na dimensão de soft-skills), domínio da língua inglesa e conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas).

SAIBA MAIS -  A Huawei ICT Competition é uma competição anual realizada pela Huawei para estudantes universitários e universitários globais. Através da competição, a multinacional pretende proporcionar aos estudantes uma plataforma internacional para uma competição saudável e troca de ideias.

(Angélica Lúcio - jornalista do IFPB)