Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 05 > IFPB participa da reinauguração do CENTREMEC em Brasília

IFPB participa da reinauguração do CENTREMEC em Brasília

O CENTREMEC atuou na formação contínua de servidores por quatro décadas
por publicado: 06/05/2024 15h42 última modificação: 12/07/2024 16h02

O Ministério da Educação foi palco da solene reabertura do Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação (CETREMEC), evento realizado no dia 26 de maio, teve a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e de representantes de Instituições Federais de diversas partes do Brasil. A ocasião especial também marcou a inauguração da exposição "Educadoras e Educadores do Brasil", uma homenagem vibrante aos protagonistas do ensino nacional.

Fundado em 1970, o CETREMEC, ao longo de mais de quatro décadas, desempenhou um papel crucial na formação contínua dos servidores do Ministério da Educação e suas entidades associadas, adaptando-se ao longo dos anos sob diferentes designações.

A revitalização do centro não se limita apenas à restauração de sua estrutura física original; ela visa também resgatar a memória institucional, assegurando que sua arquitetura seja preservada enquanto incorpora novos recursos de acessibilidade. Entre as inovações previstas, destaca-se a denominação das salas em honra aos educadores brasileiros, com especial atenção às questões de gênero, raça e diversidade.

O CETREMEC revitalizado agora dispõe de um conjunto de 16 espaços multifuncionais, projetados para a realização de atividades pedagógicas, administrativas e exposições permanentes e itinerantes. Esta iniciativa ambiciosa visa não apenas enriquecer o ambiente educacional, mas também documentar elementos históricos fundamentais da educação brasileira.

Este evento, que contou com a participação destacada de reitores, servidores e colaboradores de todo o país, sublinha o compromisso renovado do Ministério da Educação em fortalecer seus recursos humanos e em enfrentar os desafios contemporâneos na gestão das políticas públicas educacionais.

A comitiva do Instituto Federal da Paraíba IFPB foi liderada pela reitora, Mary Roberta Meira Marinho, pelo Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, Parque Sinergia IFPB, com a participação do assessor Especial de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, pelo NEO IFPB Agência de Inovação, com Thyago Silveira, Pedro Gaby, Alysson Régis e Alysson Macário, pelo Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo.

A reinauguração do CETREMEC não apenas celebra o passado ilustre do centro, mas também aponta para um futuro promissor, onde a educação continuará a ser uma prioridade nacional.

DEGCOM com informações do Parque Sinergia