Noticia
Reitoria discute orçamento dos campi e quadro de pessoal com os dirigentes
A reitoria do IFPB discutiu, durante a quinta-feira (16), com os membros do Colégio de Dirigentes no Campus Sousa, o planejamento orçamentário proposto para 2024 e as perspectivas sobre a distribuição do quadro de pessoal para todo o Instituto Federal.
O Pró-Reitor de Administração e Finanças, Albino Nunes, apresentou o planejamento orçamentário e os valores que cada campus estará recebendo. De acordo com Albino, houve este ano uma complementação de recursos por parte do governo federal (MEC) de forma a igualar com o de 2023. "Esse é um avanço e estamos otimistas que melhore ainda mais", disse Albino. No entanto, o valor orçamentário ainda não é suficiente para utilizar as regras da matriz Conif.
A matriz Conif é uma metodologia de rateio do orçamento previsto para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica entre os IFs, CEFETs e Colégio Pedro II. "A luta de todos os reitores é que no próximo ano haja recursos suficientes para que possamos aplicar a matriz", pontuou a Reitora Mary Roberta Meira Marinho.
O IFPB vem ao longo dos anos utilizando uma política de orçamento democrático e descentralizado. Na reunião foram apresentados os quantitativos destinados a diversas ações como construções, reformas e melhorias, além de explicar como serão aplicados os recursos oriundos das emendas parlamentares.
Uma das novidades é a destinação de recursos para a construção de usinas fotovoltaicas em todos os campi. "Essa ação promoverá a eficiencia energética e esta dentro dos objetivos do desenvolvimento sustentável do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional', afirmou a Reitora Mary Roberta.
A reitoria criará um grupo de trabalho para discutir uma nova metodologia para planejar cenários de distribuição orçamentária, caso não seja possível utilizar a matriz Conif no próximo exercício.
Em seguida, o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, abordou sobre o quadro de pessoal em cada campus, detalhando processos de redistribuições de docentes e a situação da abertura de novos concursos, quando houver a chegada de orçamento. A previsão é de elaborar um edital no segundo semestre, após o levantamento das necessidades de cada campus.
No turno da tarde a reitoria se reuniu com os membros da comissão de consolidação dos campi do IFPB, núcleo sertão.
Reunião com o Comando Local de Greve - Ainda cumprindo a agenda de reuniões institucionais, a reitoria realizou uma audiência com membros do Comando de Greve Local do Campus Sousa. Na ocasião foram pontuados aspectos como o planejamento orçamentário para o campus, necessidade de realização de concurso para Técnico-Administrativo e folha de ponto durante a greve.