Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 06 > Colégio de Dirigentes discute questões ligadas a estudantes e servidores

Colégio de Dirigentes discute questões ligadas a estudantes e servidores

Encontro on-line marcou a 67ª Reunião Ordinária do Codir
por Heranir Oliveira publicado: 17/06/2024 11h00 última modificação: 17/06/2024 20h50

O Colégio de Dirigentes do IFPB realizou na última quarta-feira (12) de forma virtual mais uma reunião ordinária. Os trabalhos foram abertos inicialmente pelo Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, e na sequência conduzidos pela reitora Mary Roberta.

No primeiro ponto da pauta a Pró-Reitora da PRPIPG, Silvana Costa, e a Diretora de Pesquisa, Deyse Morgana, falaram dos preparativos para o 14º Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) que será realizado de 27 a 29 de agosto em Belém do Pará. Foram abordados aspectos ligados a inscrição dos trabalhos, previsão de gastos e a ajuda de custo para os estudantes. O XIV CONNEPI que tem como tema ”Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros” constará de apresentação de trabalhos, mostra tecnológica, desafio de idéias, mesas redondas e mostra cultural.

Na sequência, o Diretor de Educação a Distância, Francisco de Assis Lima, compartilhou uma notícia bastante comemorada na reunião: a aprovação pela CAPES de 10 novos cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu, na modalidade de Educação a Distância. O IFPB foi contemplado através de edital com mais de 1.900 vagas. São três graduações em Computação, Pedagogia e Administração Pública, além de sete especializações sendo elas: Gestão Pública, Escolar, Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Docência na EPT, Ciência é 10, Ensino de Ciências e Matemática EaD na EPT. “O resultado obtido se constitui na maior aprovação pelo IFPB, de vagas de turmas e cursos com financiamento do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) disse Francisco de Assis. A reitora Mary Roberta ressaltou a parceria com a UAB na melhoria dos indicadores educacionais através da ampliação da educação a distância (EaD) na Paraíba.

A política de assistência estudantil nesse período do movimento grevista dos servidores da educação foi outro tema importante discutido pelo Codir. A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa, falou da importância da manutenção/renovação dos editais de assistência aos estudantes. Tratou também da possibilidade de atualização dos valores das ajudas de custo para os estudantes em missões institucionais e da alteração da Resolução CS 63/2023. Diante da complexidade do assunto foi decidida a realização de uma nova reunião no dia 18 de junho com os diretores gerais dos campi.Design-sem-nome-_1_.jpeg

Em seguida o Diretor Geral do Campus Catolé do Rocha, Francisco João de Deus de Carvalho, compartilhou o modelo de seguro ofertado naquela unidade para os estudantes e estagiários nas atividades de campo (atividades de extensão, aulas teóricas e práticas fora da instituição que demandem transporte). ”Para evitar possíveis problemas com a segurança nesse deslocamento o seguro coletivo é muito importante” explicou. Ao final foi sugerido encaminhar para a Procuradoria do IFPB uma proposta de alteração na resolução para condicionar a liberação dos alunos nas atividades fora dos campi a existência de um seguro contra acidentes. A reitora Mary Roberta considerou importante que os gestores coloquem no planejamento esse recurso investindo na proteção dos estudantes.

O último ponto da pauta foi sobre o calendário acadêmico durante o período de greve dos servidores.Confira neste  link as recomendações do Codir.

Na parte dos informes, a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Josy Batista, comunicou o adiamento do Encontro de Extensão e Cultura (Enex). O evento programado inicialmente para setembro acontecerá de 12 a 14 de novembro em Monteiro. A sétima edição do encontro traz a temática central “Compartilhando saberes e gerando conhecimento: o diálogo como princípio democrático de transformação da realidade”.

Já o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, falou da pactuação de novos projetos e da conquista dos estudantes na China na etapa final da Huawei ICT Competition. “Conseguimos enviar para análise deles, a minuta de um acordo de cooperação internacional para consolidar a transferência de recursos da China para o Brasil para implementar nosso laboratório digital” disse.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: ,