Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 06 > Governador recepciona estudantes do IFPB medalhistas na China

Governador recepciona estudantes do IFPB medalhistas na China

João Azevedo fez a entrega simbólica nesta terça-feira (04) de medalhas conquistadas em competição mundial da Huawei
por Heranir Oliveira publicado: 04/06/2024 16h00 última modificação: 05/06/2024 08h50

“Minha relação com o IFPB é forte, tenho um sentimento de respeito e amor por esta instituição, este momento aqui é de muita alegria”. Com estas palavras o governador do estado João Azevêdo abriu nesta terça-feira (04/06) no Centro Integrado de Comando e Controle do governo, a solenidade que marcou o encontro com os estudantes e professores que foram premiados na etapa final da Huawei ICT Competition 2023-2024 ocorrida no mês passado na China.

O encontro marcado pelo tom informal reuniu as equipes que conquistaram as medalhas de ouro, prata e bronze. A cerimônia foi prestigiada por secretários do escalão do governo, vice-governador Lucas Ribeiro, pró-reitores do IFPB, Assessora de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) professora Mônica Montenegro e pelos diretores gerais do campus João Pessoa, Ricardo José, Campus Esperança, Valnyr Vasconcelos, Ana Cristina Alves do campus Campina Grande e José Ronaldo do campus Patos.Design sem nome (4).png

”Parabenizo os alunos e orientadores do IFPB que numa participação extraordinária demonstraram aquilo que a Paraíba tem e vem desenvolvendo há algum tempo, que é o cuidado com a educação, pesquisa, ciência e tecnologia” disse o governador. João Azevêdo falou dos investimentos na educação e ressaltou a importância de programas do governo federal, como o Pé de Meia, que promove a permanência e o combate a evasão escolar.WhatsApp Image 2024-06-04 at 14.24.36.jpeg

Em sua fala a reitora Mary Roberta agradeceu ao governo chinês, através da Huawei, pela realização da competição internacional e pela parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba na realização de projetos, como o Projeto Científico Internacional Bingo, um radiotelescópio que será instalado na cidade paraibana de Aguiar e reúne esforços de instituições científicas do Brasil, da China e de outros países.

O Diretor de Relações Públicas da Huawei - Brasil, Victor Lorran Montenegro, presente a solenidade, lembrou o desafio de aumentar a presença feminina no setor de tecnologia e enalteceu o trabalho desenvolvido no IFPB. “É uma alegria muito grande, porque nesta edição conseguimos interiorizar a participação de estudantes na competição internacional, com a presença de alunos de Patos. Espero que estas oportunidades cheguem cada vez mais ao interior do estado porque vivemos muitas desigualdades regionais” disse.

O estudante Gabriel Ferreira do Campus Patos que integra a equipe que conquistou a medalha de ouro explicou que o projeto vencedor “se baseia numa plataforma educacional que utiliza Inteligência Artificial criada para gerar conteúdo de disciplinas que habilita os alunos as demandas da indústria 4.0”. Confira um vídeo do projeto neste link.

O IFPB venceu o 1° lugar na Trilha Innovation com o talento dos estudantes Emerson Medeiros, Gabriel Ferreira e Manoel Vitor, todos do Campus Patos, sob a orientação do professor Filipe Lucena. O 2° lugar na trilha Network foi obtido pelos alunos José Galvão, Márcio Abrantes e Wesley Porto, sob a tutoria do professor Marcelo Portela. Já na trilha Cloud (3º lugar), o IFPB subiu ao pódio com a conquista dos estudantes Abraão Borges, Pedro Sousa e Vinícius Silva, capitaneados pelo professor Michel Dias.

Ao final o governador fez a entrega simbólica de medalhas e certificados aos estudantes e professores.

Design sem nome (1).pngDesign sem nome (2).pngDesign sem nome (3).png

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM