Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 07 > Entrelugar da Poesia no Caos da Pandemia: Uma Antologia Interdisciplinar do IFPB

A obra explora a complexidade da pandemia de COVID-19 por meio da reflexão de alunos, com base na perspectiva de conhecimentos interdisciplinares
por publicado: 11/07/2024 16h23 última modificação: 11/07/2024 16h25

A Editora do IFPB lançou o livro "Entrelugar da Poesia no Caos da Pandemia". O projeto visa explorar a complexidade da pandemia de COVID-19 por meio da poesia, incentivando nossos alunos a refletirem sobre conhecimentos interdisciplinares e expressarem suas perspectivas únicas sobre este tema impactante para a sociedade global.

O trabalho organizado reflete a vocação do IFPB em promover inovações e oportunidades de aprendizado, conectando saberes que auxiliam a sociedade a se tornar mais justa e evoluída. A obra foi organizada pelas professoras Eva Maria Campos Pereira, Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues, Sarahbelle Leitte Cartaxo Meneses e Telma Lucia Bezerra Alves Aires, do Campus Cajazeiras, envolvendo alunos em uma imersão nas questões científicas, geográficas, sociais e emocionais da pandemia, utilizando Informática Básica para expressar essas ideias de forma criativa. O resultado é uma antologia rica e emocionante que aborda desde o isolamento social e a ansiedade até a resiliência e a solidariedade emergentes.

Para a professora Eva Campos, o trabalho representou um grande desafio em pleno período pandêmico, superando desde o desconhecimento inicial sobre a doença até a necessidade de encontrar soluções para viabilizar o ensino por meio das tecnologias, dada a impossibilidade de utilizar a estrutura física do Campus.

"O projeto começou com as disciplinas de informática e português, nas quais eu e a professora Jacinta já tínhamos experiências anteriores de interdisciplinaridade. ousamos acrescentar geografia e biologia nessa leitura intensa, sem ainda ter condições de avaliar a profundidade da compreensão da interconexão de saberes. O livro marca a superação de uma conjuntura intensa de nossas educadoras e dos alunos que acreditaram em nossas propostas, mesmo começando a relação no ensino médio", relatou a professora Eva.

Para a professora Jacinta Rodrigues, "falar sobre o livro é falar sobre parceria, trabalho, vida, aprendizado, resiliência, amor e muita emoção. Emoção por parte das professoras que assumiram essa brilhante missão desse trabalho interdisciplinar no campus Cajazeiras, emoção por parte dos protagonistas desta história, nossos queridos alunos. Será por meio da leitura de cada estrofe, cada verso, que o leitor poderá perceber os diversos significados que esta obra possui hoje. Nosso sentimento é de gratidão a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização deste projeto".

"A poesia no caos da pandemia surge em um momento muito delicado da humanidade, retratando a percepção dos nossos alunos de forma poética sobre este período difícil e delicado. Agregando os conhecimentos interdisciplinares que eles já estavam em contato neste período de ensino remoto, mantendo o vínculo educacional na relação professor-aluno que foi levada adiante. A percepção, o olhar, o modo como esses alunos vivenciaram e registraram esse momento é singular", disse a professora Telma.

O livro pode ser baixado para leitura através do seguinte link: http://editora.ifpb.edu.br/ifpb/catalog/book/447

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/Reitoria