Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 07 > Histórias em quadrinhos facilitam aprendizado em disciplinas do Ensino Médio

Noticia

Histórias em quadrinhos facilitam aprendizado em disciplinas do Ensino Médio

Pesquisa de estudantes e professores de campi do IFPB oferece conteúdo que pode ser aplicado em sala de aula
por Patrícia Nogueira publicado: 02/07/2024 12h13 última modificação: 02/07/2024 12h13

As Histórias em Quadrinhos (HQs) podem ser grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem em disciplinas como História do Brasil e Literatura, ampliando o senso crítico e o universo cultural dos alunos.

Um estudo realizado por professores e estudantes de alguns campi do IFPB promete trazer à tona temas importantes que são retratados nas HQs por meio de imagens e textos facilitando o seu aprendizado. Para tanto, foram levantadas e catalogadas diversas obras, trazendo sinopse, análise e sugestões de uso em sala de aula.

“A proposta é oferecer suporte para desenvolver o senso crítico sobre o nosso passado, questionar os problemas que nos assolam em tempos atuais e pensarmos caminhos para possíveis soluções”, disse o professor de História do Campus João Pessoa, Fabrício Morais, um dos autores da pesquisa. 

O projeto foi realizado durante os anos de 2020 a 2022 e resultou num livro, lançado recentemente: Catálogo do Quadrinhos. Contribuições da Leitura de HQ para o ensino de História do Brasil e Literatura Brasileira. 

A pesquisa envolveu os campi de João Pessoa, Itabaiana e Patos e foi financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq), contando com a participação dos professores Fabrício Morais (História, Campus João Pessoa), Zuila Couto (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – Campus Itabaiana) e dos estudantes Crislayane Ribeiro, Jamilly Witoria, João Antonio, João Eduardo, Julia Dayane, Leila Maria e Mariana Cristina dos Campi de João Pessoa e Patos. 

“Acreditamos que essa interação entre áreas distintas do saber e pessoas de cursos diferentes e lugares diferentes tornou o texto do livro mais rico”, apontou o professor Fabrício.

A obra pode ser encontrada e adquirida em livrarias ou diretamente com os autores. 

No IFPB, o grupo de pesquisa “A História nos Quadrinhos: uma análise da apropriação de temas históricos nas HQs” vem se aprofundando sobre o tema.