Noticia
IFPB é recebido pelo Consulado-Geral da China em Recife
A China e o Brasil estão completando 50 anos de relações diplomáticas e de parcerias estratégicas. No dia 19 de julho, uma comitiva do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), liderada pela reitora Mary Roberta Meira Marinho, esteve no Consulado-Geral da República Popular da China em Recife para participar de uma reunião de congraçamento visando fortalecer o relacionamento entre o país asiático e o IFPB.
O grupo foi recebido pela cônsul-geral Lan Heping, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano. O evento no Consulado também foi um espaço para que a cônsul-geral Lan Heping fosse apresentada oficialmente à dirigente do IFPB.
Além da reitora Mary Roberta, participaram da agenda no Recife a assessora de Relações Institucionais e Internacionais Mônica Montenegro; o coordenador do projeto Radiotelescópio Bingo (Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro), Allysson Macário de Araújo Caldas; e os professores Filipe Lucena e Marcelo Portela. A visita contou ainda com a presença de estudantes do IFPB que se destacaram na etapa global da Huawei ICT Competition 2023-2024, realizada na cidade de Shenzhen, no Sudeste da China..
Durante o encontro, além de um momento de congratulação aos estudantes campeões pelo esforço, empenho e resultado exitoso na competição mundial promovida pela Huawei, houve espaço para a abordagem de outras pautas envolvendo o IFPB e a China, como parcerias em desenvolvimento e ações estratégicas futuras (relacionadas à Ciência, Educação, Tecnologia e Inovação; Línguas; Jovens Talentos e Sustentabilidade).
Conforme a assessora especial Mônica Montenegro, dentre os resultados esperados de possíveis iniciativas que visam ao fortalecimento da relação entre o IFPB e a China, estão:
- proposta de novos acordos específicos;
- desenvolvimento de projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e Inovação, bem como elaboração de programas especiais;
- criação de oportunidades de intercâmbio/mobilidade para estudantes, docentes/pesquisadores e técnicos administrativos;
- intercâmbios de pesquisas e publicações em parcerias, professores visitantes e leitores de mandarim e português;
- prospecção das ações sustentáveis de internacionalização; e
-
fortalecimento da parceria a partir das línguas: mandarim e português.
(Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB)