Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 07 > IFPB implementa link secundário de Internet

Noticia

IFPB implementa link secundário de Internet

Novo contrato visa garantir maior disponibilidade de conexão e de acesso aos sistemas e portais institucionais
por publicado: 22/07/2024 15h54 última modificação: 22/07/2024 15h54

O IFPB através de sua Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) implementou um novo link secundário de internet com o objetivo de garantir maior disponibilidade de conexão e acesso aos sistemas e portais institucionais. Este novo contrato é parte de um esforço contínuo para fortalecer a infraestrutura de tecnologia da informação da Instituição, proporcionando uma conexão mais robusta e estável para toda a comunidade acadêmica e com isso, a continuidade dos serviços acadêmicos e administrativos, mesmo em casos de falhas na conexão principal.

"Há muitos anos tínhamos o anseio de realizar a contratação de um link secundário para garantir a continuidade dos serviços, especialmente em momentos críticos como a inscrição em processos seletivos", afirmou o diretor da DGTI, Fábio Albuquerque.

De acordo com o coordenador de Redes da DGTI, Pedro Henrique Albuquerque, o novo link secundário de internet foi projetado para complementar a infraestrutura existente, oferecendo redundância e capacidade adicional em momentos críticos. O serviço foi implementado com sucesso em cada um dos três prédios da Reitoria. “No caso do prédio da Casa Rosada (Sede da Reitoria), quando a conexão principal falha, o link secundário entra em ação e, através dos nossos procedimentos internos, os sistemas voltam a ficar disponíveis em um curto período de tempo", explicou Pedro.

Os sistemas afetados por essa melhoria incluem, mas não se limitam ao Portal Institucional, Portal do Estudante, Periódicos, Repositório, Editora, Sistema de Bibliotecas Concursos e diversos outros serviços críticos que antes dependiam exclusivamente da RNP.  "Com essa implementação, os dias de interrupção total ficaram para trás. Recentemente, houve uma interrupção na conexão principal do portal do IFPB, porém, essa queda na conexão não foi percebida pela comunidade, uma vez que o link secundário manteve tudo funcionando perfeitamente”, destacou Fábio. 

DGCOM com informações da DGTI