Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 07 > IFPB recebe escritura do terreno para a construção do Campus Sapé

IFPB recebe escritura do terreno para a construção do Campus Sapé

Solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (05) com a presença de várias autoridades
por Heranir Oliveira publicado: 06/07/2024 07h19 última modificação: 06/07/2024 07h19

A terra do poeta Augusto dos Anjos viu concretizada nesta sexta-feira (05) o começo da realização de um sonho antigo da comunidade de Sapé: ter um equipamento educacional que ofereça de forma gratuita ensino técnico, médio e superior. É a chegada do Instituto Federal da Paraíba que se deu oficialmente através do recebimento de um terreno para a construção do Campus Sapé.

A escritura do terreno onde será erguida a sede definitiva do campus foi entregue na tarde desta sexta-feira pelo prefeito daquela cidade, Sidnei Paiva (mais conhecido como Major Sidnei) a reitora do Instituto Federal, Mary Roberta Meira Marinho, numa solenidade ocorrida no terreno localizado no Bairro Novo com a presença de várias autoridades. A escritura pública foi assinada pelo prefeito, reitora do IFPB e pela escrevente do cartório Karoline Benício.Reitora Mary assinatura.jpg

O terreno de 7ha foi doado pela família Ribeiro Coutinho para a prefeitura municipal que repassou a área ao IFPB após aprovação da Câmara Municipal de Sapé. O prefeito Major Sidnei agradeceu o empenho de toda a equipe e ao corpo técnico do IFPB na condução do processo.

“Este é um momento muito feliz, quem mora aqui em Sapé sabe o quanto é difícil para nossos jovens saírem daqui em busca de um ensino de qualidade em outras cidades, e hoje temos esse sonho realizado com a chegada do IFPB” disse o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marcone Pessoa Júnior.

A chegada do IFPB vai beneficiar mais de 130 mil habitantes de 9 municípios que compõem sao a microrregião de Sapé: Cruz do Espírito Santo, Juripiranga, Mari, Pilar, Riachão do Poço, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado. O Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, ressaltou a importância da região polarizada por Sapé. “Aqui há uma tendência para o agronegócio, área de tecnologia da informação, onde se encaixam vários de nossos cursos dentro do eixo da comunicação, informação e apresenta potencial na área de gestão de negócios”.WhatsApp Image 2024-07-05 at 21.55.15.jpeg

Para a reitora Mary Roberta a chegada do Instituto Federal em Sapé vai trazer desenvolvimento e oportunidades de formação, além de projetos de pesquisa e extensão. “Todos os nossos campi tem a função de desenvolver a região e nós esperamos que as oportunidades venham cada vez mais depois que o IFPB se instale”.

Após a assinatura da escritura pública de doação do terreno para a construção do novo campus, o Instituto Federal da Paraíba vai encaminhar o documento ao Ministério da Educação (MEC) que se encarregará de repassar os recursos necessários para iniciar a obra de construção do campus. A reitoria do IFPB já dispõe de um projeto arquitetônico coordenado pela diretoria de obras para começar o processo licitatório.

Depois da solenidade da assinatura da escritura pública, a comitiva do IFPB acompanhada pelo assessor de implantação do Campus Sapé, professor Washington de Almeida Costa, fez uma visita às instalações da Escola Municipal Cassiano Ribeiro Coutinho. A unidade vai abrigar provisoriamente a partir do ano que vem o Campus Sapé enquanto a futura sede não é construída.Visita escola.jpg

Sapé é uma das três cidades beneficiadas na Paraíba pelo governo federal, dentre as 100 novas unidades da Rede Federal anunciadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em março deste ano.

Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM