Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 07 > IFPB seleciona profissionais para trabalhar no Programa Ecosol

IFPB seleciona profissionais para trabalhar no Programa Ecosol

Há vagas internas e externas para docentes e para educadores infantis
por Ana Carolina Abiahy publicado: 22/07/2024 16h04 última modificação: 22/07/2024 16h05

O Instituto Federal da Paraíba lançou edital para selecionar 30 profissionais internos e externos com o objetivo específico de trabalhar no Programa Ecosol: Ciranda Formativa Norte e Nordeste/Manuel Querino. A iniciativa está ligada ao Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais do Norte e Nordeste, que será fomentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visando a formação de trabalhadoras(es) em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica.

No IFPB, o Programa vai promover cursos de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários nos campi de João Pessoa e Campina Grande. Acesse aqui o Edital de seleção para os profissionais interessados em trabalhar no curso.

São duas vagas para educadores infantis em Campina Grande e duas em João Pessoa. A remuneração é de R$22,80 por hora-trabalho. As vagas são para profissionais externos ao IFPB.

Para servidores do quadro do IFPB, há 24 vagas para trabalhar como professores formadores. As vagas estão distribuídas entre as áreas de Letras, Matemática, Informática, Administração, Economia, Ciências Sociais, entre outras.

Para docentes externos, são duas vagas com perfil para formados nas áreas de Administração, Gestão Pública, Gestão Rural, Economia ou Ciências Sociais, entre outras. O pagamento para as vagas de docência é de R$ 50 hora-aula.

As inscrições serão realizadas de 24 a 30 de Julho, gratuitamente. O candidato interessado deve preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação necessária, no link https://concursos.ifpb.edu.br. O resultado preliminar está previsto para 07 de agosto, com prazo para recurso e lista final de aprovados para o dia 10 de Agosto.

O processo seletivo levará em conta a formação acadêmica e experiência profissional dos candidatos com vistas à sua classificação. A seleção está a cargo da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) e o Programa está sob orientação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O curso de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários será na modalidade presencial e prevê formar 160 profissionais “competentes e aptos para o trabalho associativo, colaborativo e que cooperem para uma sociedade que se caracteriza pela dinâmica da humanidade, equidade, igualdade e justiça socioambiental”, conforme o edital.

Os profissionais convocados para trabalhar no curso serão remunerados na forma de concessão de bolsas e/ou na condição de prestadores de serviços, financiadas pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de responsabilidade do MTE. Na Rede Federal, o IFBA é um dos organizadores do Programa.