Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Aprendizado além da sala de aula

Aprendizado além da sala de aula

Confira como estudantes têm conseguido aplicar conhecimento para a solução de problemas da sociedade
por Patrícia Nogueira publicado: 16/08/2024 08h54 última modificação: 16/08/2024 09h17

O Instituto Federal da Paraíba carrega tecnologia não apenas no nome, mas também na execução de suas ações estratégicas, que buscam soluções para uma sociedade melhor. Uma prova disso são os projetos de pesquisa que nascem nos laboratórios e se transformam em protótipos e startups que impulsionam o empreendedorismo.  Um aprendizado que vai muito além da sala de aula.

Assim, muitos estudantes com o apoio do IFPB têm se debruçado em projetos de pesquisa e na criação de protótipos e startups, visando o mercado de inovação e empreendedorismo.

No sertão, no município de Picuí, o estudante do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet Lailson Herondino, tem feito a diferença. Criador da Startup Oxente Code, Lailson tem atuado no mercado do empreendedorismo a partir de conhecimentos adquiridos no curso do IFPB. Essa é a primeira startup nascida no Campus Picuí e tem cinco estudantes participando.

“Eu sempre tive o sonho de ter algo só meu, com a minha identidade. Quando ingressei no curso, vi que tinha muitaoxente code.jpeg oportunidade para muito projeto que podia ser alcançada com todo o apoio do campus, através do professor Jales Monteiro”, afirmou o estudante .

Seu colega, Emerson Sormany também compartilhava do mesmo sonho e assim começou a contribuir para o crescimento da empresa inovadora. “Foi uma oportunidade incrível para gente na condição de estudante de se desenvolver tanto na parte técnica como nas softskills e o principal a possibilidade de abrir um negócio promissor que a gente possa levar tecnologia e inovação para áreas que ainda não chegaram e ajudar outras empresas a crescerem”, apontou Emerson.

O Assessor de Inovação do IFPB Ramiro Manoel mostrou que a instituição vem incentivando o estudante que quer empreender, por meio do apoio através das incubadoras. “O estudante que ingressa tem a oportunidade de empreender e inovar junto conosco para criação de startups e participar da incubação. A gente tá fazendo  esse programa de incubadoras que é recente no IFPB e vamos potencializar para os 21 campi”, afirmou Ramiro..

20240808_093915.jpgJá na área da pesquisa científica, muitos projetos podem sair do papel e virar soluções para um meio ambiente mais sustentável. Foi a partir de um grupo de pesquisa do Campus Campina Grande que os estudantes do curso de Construção de Edificios, Emanuela Cunha e Victória Luna conheceram e se aprofundaram na temática de materiais sustentáveis para edificações. “Eu to querendo mergulhar na vida acadêmica para ser pesquisadora e dar continuidade a esse trabalho.  Através do IFPB eu entrei num grupo de pesquisa do Cnpq e tem sido maravilhoso o aprendizado", disse Vitória.  Já Emanuel considera essa temática essencial para um meio ambiente melhor e mais sustentável, além de solucionar o problema de baixa produtividade por parte das empresas.

O IFPB dispõe de uma infraestrutura de laboratórios avançados em diversos campi, equipados para oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo as demandas da comunidade, consultorias para pequenas e médias empresas e mentorias para apoiar as ações de empreendedorismo.  Para saber mais acesse o portal https://integra.ifpb.edu.br/ ou procure o agente de inovação do seu campus.