Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Caravana da Inovação realiza formação de gestores em inovação

Caravana da Inovação realiza formação de gestores em inovação

A formação aconteceu no Campus João Pessoa com a participação de servidores de 14 campi
por publicado: 17/08/2024 09h10 última modificação: 17/08/2024 09h23

O Campus João Pessoa do IFPB recebeu nesta quinta-feira (15) a Caravana da Inovação, composta por gestores do Ecossistema de Inovação (NEO-IFPB Agência de Inovação, Polo de Inovação IFPB e Parque Sinergia IFPB). A série de visitas aos campi do IFPB tem como objetivo conhecer as potencialidades das unidades, incluindo pesquisas, projetos e instalações, além de manter um diálogo contínuo e promover a capacitação. Também visa o compartilhamento de informações sobre políticas, programas e eventos, e a oferta do Curso de Formação para Gestores de Inovação do Instituto Federal da Paraíba – IFPB.

O curso apresentou o atual Ecossistema, a Política de Inovação e as oportunidades oferecidas pelo Marco Legal da Inovação para ICTs. Tudo isso com o propósito de ampliar os conhecimentos sobre inovação e fortalecer nossos ambientes e parceiros institucionais.

O diretor da Agência de Inovação NEO IFPB, Valdecir Moreno, explicou que o Campus João Pessoa foi escolhido para o evento devido à significativa adesão de agentes que passaram a integrar a equipe de inovação no campus. Como resultado, foi feito um convite para que os 21 campi do IFPB enviassem representantes interessados em inovação. Ao todo, 44 servidores de 14 campi participaram da formação, incluindo docentes (efetivos e temporários) e técnico-administrativos.

O professor Valdecir Moreno informou que o curso é dividido em duas partes: a primeira voltada para a apresentação da Agência de Inovação, permitindo aos participantes conhecer o trabalho desenvolvido pelo IFPB e as possibilidades para agentes de inovação; a segunda parte é destinada à capacitação ou atualização, abordando temas como registro de propriedade intelectual, patentes e registro de programas de computador. Essa etapa também abrange a atuação dos agentes de inovação com pesquisadores ou inventores independentes da comunidade.

Formação de agentes de inovação

A professora de psicologia Ana Telma da Silva Miranda destacou que, durante a capacitação, percebeu que a inovação não se limita à tecnologia, mas pode ser aplicada também nas áreas de humanas. Ana Telma, que faz parte do Núcleo de Educação Positiva, que atua na formação de professores, saúde e bem-estar, pretende aplicar os conhecimentos adquiridos nas ações do Núcleo. “Quando recebemos capacitação, nossos olhares se ampliam. Percebemos as possibilidades de inovação de diversas formas, porque o ser humano é completo”, comentou Telma.

A professora Anna Líbia Araujo Chaves, também integrante do Núcleo de Educação Positiva e atuante na ciência do bem-estar, destacou que o Núcleo realiza várias ações de inovação, como a aplicação da ciência do bem-estar em inglês, programada para o próximo sábado na UFPB. Ela observou que o grupo já desenvolve várias inovações, muitas vezes sem perceber que está trabalhando nessa área.

Para o Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, o encontro foi uma oportunidade para conhecer as ações de inovação desenvolvidas nos campi, apresentar o sistema de inovação para a comunidade e formar novos agentes de inovação. Esses agentes contribuirão para representar o IFPB, trazendo novas parcerias e fortalecendo a inovação na instituição.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB