Noticia
Codir aprovou mudanças nos Jogos Intercampi e criação de Corregedoria
O Colégio de Dirigentes do IFPB (Codir) reuniu-se em sua 42ª Reunião Extraordinária nesta quinta-feira, pela manhã, via google meet. O Codir teve como ponto de pautas a organização dos Jogos Intercampi da instituição e a criação de uma Corregedoria na estrutura do IFPB.
Jogos Intercampi
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é a organizadora principal dos Jogos Intercampi do IFPB. Para a edição de 2024, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa, propôs a realização dos Jogos para a última semana do mês de novembro, no Campus Sousa, o que foi aprovado pelos presentes.
Segundo Rivânia, a principal mudança neste ano é a realização da competição em apenas uma etapa, ao contrário das edições anteriores que foram divididas por microrregiões, antes de uma grande final. Rivânia justificou a escolha de Sousa por ser uma cidade com boa capacidade para hospedagem das equipes, além de uma infraestrutura adequada para os jogos nas instalações do campus.
A realização de algumas modalidades esportivas no campus Cajazeiras, como a natação, também foi discutida no âmbito do Codir. Como os dois campi são muito próximos seria um facilitador para os participantes. O Campus Catolé do Rocha está sendo avaliado também como outra unidade que pode receber modalidade esportiva.
Durante a reunião, a PRAE ainda informou acerca da promulgação da Lei da Assistência Estudantil, que vai impactar na atualização da Política de Assistência Estudantil do IFPB. Outros informes foram sobre a ampliação do Programa Pé de Meia e as ações de capacitação que a PRAE está promovendo.
Corregedoria
O Codir analisou ainda o processo de criação de uma Corregedoria no âmbito do Instituto Federal da Paraíba, que implica em mudanças no Estatuto do IFPB. A criação deste organismo atende a uma necessidade apontada em Nota Técnica da Controladoria Geral da União (CGU) e que tinha como prazo final o dia 30 de agosto.
A função da Corregedoria é relacionada à apuração de eventuais condutas faltosas praticadas na instituição, bem como na prevenção destas faltas. A Corregedoria vai funcionar como um órgão auxiliar da Reitoria do IFPB.
O tema teve como relatora no Codir a diretora geral do Campus Princesa Isabel, Jordânia de Lucena. Os membros do Codir aprovaram o processo encaminhado pela reitora Mary Roberta Meira Marinho que altera o Estatuto em virtude da Corregedoria.
O processo foi submetido para o Conselho Superior do IFPB (Consuper) porque a criação incide em mudança no Estatuto e Regimento Geral da instituição, pois altera a estrutura administrativa. O Consuper deve emitir o parecer sobre a Resolução ad referendum relacionada à Corregedoria em sua próxima reunião.