Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Conselho Superior realizou reunião ordinária nesta sexta-feira (09)

Conselho Superior realizou reunião ordinária nesta sexta-feira (09)

Órgão aprovou a Política de Segurança do IFPB
por Patrícia Nogueira publicado: 09/08/2024 12h58 última modificação: 09/08/2024 14h32

O Conselho Superior do IFPB aprovou em reunião ordinária nesta sexta-feira (09) a Política de Segurança Institucional (PSI). A Política, construída de forma coletiva, por meio de uma comissão de trabalho iniciada em 2023, visa a proteção e a preservação da vida, o respeito à diversidade e o fomento à cultura de paz na instituição.

A Política de Segurança dispõe de 5 capítulos que versam sobre as diretrizes gerais que orientarão a elaboração de normas, práticas e procedimentos, auxiliando nas tomadas de decisões em segurança institucional no âmbito do IFPB. Acesse aqui a minuta.

A relatoria foi do professor José de Araújo Pereira que ressaltou o trabalho empreendido pela comissão e pelos campi que participaram da construção. A Reitora do IFPB, Mary Roberta, comentou que esse é um momento marcante na história dos 115 anos da instituição e que o próximo passo será o desdobramento junto aos campi que devem discutir e planejar os investimentos necessários para atender à Política.

A comissão que construiu a PSI foi presidida pelo servidor Adriano Melo e contou com a consultoria do servidor do IFPE Michael França tecnológo na área de segurança pública.

Missão à China - Durante a reunião foram apresentados os resultados da missão do IFPB à China. A Reitora Mary Roberta resgatou o início dos diálogos e das relações institucionais com o país, a partir da integração do IFPB à comitiva do governador do Estado da PB em Julho de 2023. Já em Abril de 2024, Uma outra comitiva do IFPB esteve  acompanhando a participação de equipes de estudantes e professores na etapa final da Huawei ICT Competition em Shenzhen. A ação contribuiu para a internacionalização do IFPB, fortalecendo os laços institucionais com a China e demonstrou o comprometimento da gestão com o corpo acadêmico. A viagem foi custeada pela Huawei e o afastamento dos servidores para a viagem foi aprovado pelo Conselho Superior. A parceria com o Instituto de Tecnologia de Shenzhen resultou na criação de um novo laboratório de tecnologia gêmeo digital que será instalado no IFPB e também no futuro intercâmbio de estudantes. A Assessora de Relações Internacionais, Mônica Montenegro e o professor Michel Dias também fizeram seus relatos sobre a viagem.

Durante a reunião, o Conselho Superior apreciou e convalidou resoluções ad referendum e aprovou novas resoluções versando sobre temas diversos. A reunião foi transmitida pelo Youtube da TV IFPB. Acesse aqui.