Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Desafio de Ideias movimenta o Connepi 2024

Desafio de Ideias movimenta o Connepi 2024

Atividade promove a cultura de startups entre os estudantes. Dois projetos do IFPB participaram
por Heranir Oliveira publicado: 28/08/2024 21h20 última modificação: 28/08/2024 21h24

O XIV Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação teve uma quarta-feira (28) movimentada com a realização de uma atividade que prepara os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. O Desafio de Ideias reuniu dez grupos de jovens de Institutos Federais, o IFPB estava entre eles.

A atividade consiste em “provocar” os estudantes da Rede Federal a criarem startups que tenham relevância social e econômica com possibilidade de aplicação nas suas regiões. O processo consiste em três etapas, sendo uma delas online, onde os organizadores oferecem mentorias para auxiliar os participantes a aprimorarem suas ideias.

WhatsApp Image 2024-08-28 at 20.59.27.jpegNesta quarta-feira houve a etapa final do Desafio de Ideias que reuniu 10 grupos na sala Solimões do Hotel Sagres. As ideias selecionadas foram mostradas no formato de pitch, ou seja, uma apresentação breve, onde cada grupo tem no máximo 4 minutos para mostrar a relevância do seu trabalho para uma banca examinadora. Inicialmente houve o sorteio da ordem de apresentação, um dos grupos selecionados não compareceu e foi eliminado.

O Instituto Federal da Paraíba participou com dois projetos. Do campus Picuí veio o projeto “SOS Interaction”, um jogo de memória de interface eletrônica para auxiliar no tratamento do TDAH (Transtorno do défict de atenção com hiperatividade). A ideia foi desenvolvida pelos estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Informática, Ana Laura, Hávyla Santos e Rebeca Costa, sob a supervisão da professora Kassandra Mendes.

WhatsApp Image 2024-08-28 at 21.00.55.jpegO outro projeto “NeoConnect: conecte-se, inove e impacte” foi desenvolvido pelos estudantes Diego Fernandes, Euridyce Carvalho e Lilia Melo, do Mestrado em Tecnologia da Informação do Campus João Pessoa, sob a orientação do professor Pedro Henrique Gabi do Campus Guarabira e colaboração da professora Renata Berenguer. “A ideia consiste numa plataforma on-line que pretende mapear as pessoas que participam de projetos dentro do IFPB e conectá-las com a comunidade externa para promover ideias inovadoras que causem impacto na sociedade” explicou o professor.

O resultado dos três vencedores do Desafio de Ideias será conhecido nesta quinta-feira (29) último dia do Connepi. O Congresso tem se mostrado também um espaço de experimentações. WhatsApp Image 2024-08-28 at 21.01.33.jpegUm grupo de estudantes do Instituto Federal de Rondônia montou um estúdio de vidro entre os stands. O espaço faz parte de um projeto de pesquisa que grava podcasts sobre as ações do Congresso. Ketlin, Samara, Ana Beatriz, Tainá e Amanda comandam o estúdio mostrando que educação e comunicação andam juntas.

*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM