Noticia
Estudantes do IFPB farão intercâmbio na Espanha e Reino Unido
Três estudantes do IFPB estão de malas prontas para uma experiência aguardada por muitos jovens, fazer um intercâmbio no exterior. Os discentes do Campus João Pessoa, Lucas Palmeira Dantas da Nóbrega, Samuel Merson Neves Filho e Maria Eduarda de Almeida fazem o Curso de Sistemas para Internet e foram selecionados no Programa Paraíba sem Fronteiras.
Esta semana uma solenidade promovida pelo governo do estado marcou o pré-embarque dos jovens. O Diretor de Educação Superior do IFPB, professor Richardson Marinheiro, representou a reitora Mary Roberta, a Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, professora Mônica Montenegro, também prestigiou o evento
Os estudantes foram selecionados através de editais em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) na modalidade de Graduação. Eles realizarão um período de intercâmbio de dois a seis meses no exterior e receberão apoio financeiro para auxílio instalação, auxílio deslocamento e outros auxílios como seguro-saúde, material didático e serviços consulares. No IFPB os discentes concorreram através de um edital interno.
O estudante do Curso de Sistemas para Internet, Samuel Merson, foi selecionado em primeiro lugar no seu edital para o intercâmbio de graduação na Mondragon Unibertsitatea, na Espanha. “Lá eu vou cursar um semestre de Engenharia da Computação mais voltado para o desenvolvimento de software. Para o meu currículo isso é bastante importante porque eu planejo seguir na carreira acadêmica, ter essa experiência internacional me trará novas oportunidades” disse o estudante que em junho deste ano apresentou na Espanha uma pesquisa sobre um aplicativo para deficientes auditivos.
O estudante Lucas Palmeira que também vai para a Espanha destacou a oportunidade de aperfeiçoamento no exterior. “Será a primeira vez que saio do país, será uma experiência que vai abrir muitas portas na minha profissão e uma oportunidade de conhecer os meios acadêmicos de um país diferente”.
A estudante Maria Eduarda foi aprovada para estudar na Warwickshire College and University Centre, no Reino Unido. “E a minha primeira viagem internacional, além de levar meus conhecimentos espero trazer novas experiências para agregar aqui no IFPB” comentou.
A Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, professora Mônica Montenegro, destacou aspectos importantes que um intercâmbio oferece aos jovens, como um melhor desempenho acadêmico, oportunidade de networking e maturidade. “Em uma viagem desse tipo o aluno tem a oportunidade de superar desafios, o que aumenta sua confiança para os obstáculos e dificuldades profissionais” disse. Em visita a Arinter os jovens receberam kits personalizados com camisa, ecobeg e pasta.
De acordo com o Secretário da SECTIES, Cláudio Furtado, o pré-embarque concretiza o programa lançado no ano passado pelo governador João Azevêdo. “Esses alunos irão trabalhar em determinadas áreas que foram consideradas prioritárias pelo Governo da Paraíba, de TI, de desenvolvimento tecnológico. Além da inserção do aprendizado que eles vão ter de uma nova língua e também trazer isso para os seus currículos”, comentou. A viagem dos estudantes será em setembro.
Sobre o programa - O programa Paraíba sem Fronteiras promove a cooperação internacional descentralizada, a formação qualificada e estratégica, além do desenvolvimento científico e tecnológico nas instituições de ensino superior, instituições de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e empreendimentos de excelência sediados no Estado da Paraíba.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM