Noticia
Experiência no gerenciamento de bibliotecas no IFPB é abordada em livro
Entrar numa biblioteca do IFPB fisicamente ou por meio da internet e dispor de facilidades para consultar o acervo, renovar empréstimo ou fazer reservas parecem atividades comuns. Mas nem sempre foi assim. As facilidades oferecidas por um sistema automatizado de gerenciamento de bibliotecas foi possível graças a implantação do software livre Koha Integrated Library System.
A trajetória da implantação do sistema e a experiência no uso da ferramenta no IFPB virou tema de um capítulo de e-book lançado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). "Koha no IFPB: implantando um sistema integrado de bibliotecas" foi escrito pelos bibliotecários Maria Eliziana Pereira de Sousa, Gustavo César Nogueira da Costa e Thiago Ferreira Cabral de Oliveira.
No IFPB a implantação do sistema ocorreu em meados de 2017. Até então, o gerenciamento das bibliotecas dos campi funcionava de forma independente sem qualquer padronização técnica e operacional com processos como ficha de cadastros e empréstimos, funcionando de forma manual.
O trabalho demandou esforços e estudos por parte da equipe que envolveu bibliotecários e servidores da área de tecnologia da informação. O Sistema Koha é um software livre, de código aberto e é tido como referência nacional, sendo utilizado por bibliotecas públicas, escolares e especializadas. O campus Campina Grande foi o piloto na implantação do Koha e posteriormente o uso do sistema foi expandido para outras unidades. Hoje, 10 das 14 bibliotecas do IFPB utilizam a ferramenta, com mais de 26 mil títulos e quase 100 mil exemplares.
Uma das novidades implantadas como o uso do sistema Koha foi a “possibilidade de carregamento de usuários diretamente do sistema acadêmico, e envio de comprovantes de todas as operações realizadas no cadastro do usuário via e-mail além de possibilitar consultas ao catálogo do acervo em qualquer lugar que o usuário esteja possua Internet.”, afirmaram Maria Eliziana Pereira de Sousa, Gustavo César Nogueira da Costa e Thiago Ferreira Cabral de Oliveira, responsáveis pelo capítulo.
O software tem feito a diferença para a comunidade acadêmica oferecendo automação dos processos sem os custos de um software comercial.
No livro, intitulado Diferentes abordagens sobre o Koha, os leitores encontrarão também como foi a implantação do sistema em outras unidades da Rede Federal e como a plataforma tem contribuído para o avanço da gestão das bibliotecas e a implantação de ferramentas de automação que atendem as necessidades da comunidade acadêmica.
A obra está disponível para acesso no repositório da FURG: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11544