Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > IFPB conquista quatro premiações no Connepi 2024

IFPB conquista quatro premiações no Connepi 2024

Trabalhos envolveram áreas da robótica, tecnologia e saúde. Encerramento do Congresso foi nesta quinta-feira (29)
por Heranir Oliveira publicado: 29/08/2024 17h18 última modificação: 30/08/2024 05h19

O último dia do XIV Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação foi marcado nesta quinta-feira (29) pelo sentimento de saudade. Foram três dias de intensas atividades que contabilizaram mais de cinco mil inscritos de 18 Institutos Federais. O ponto alto foi a cerimônia de encerramento ocorrida no final da tarde no salão principal do Hotel Sagres, onde houve a premiação dos melhores trabalhos apresentados nesta edição do Connepi e o Instituto Federal da Paraíba foi um dos destaques.WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.58.03.jpeg

No Desafio de Ideias o IFPB ficou em segundo lugar com o trabalho “SOS Interaction” do Campus Picuí. A orientadora, professora Kassandra Mendes enalteceu o esforço da equipe composta pelas estudantes Ana Laura, Hávyla Santos e Rebeca Costa. “Nosso trabalho é uma startup que tem como objetivo desenvolver recursos para auxiliar no desenvolvimento de crianças com TDAH. O primeiro protótipo foi um jogo da memória interativo, fizemos todo o trabalho de programação para que ele fosse apresentado”.

Na robótica o IFPB arrebatou duas premiações na categoria Mini Sumô: a equipe do “Grel” (Grupo de Robótica Educacional Livre) do Campus João Pessoa conquistou o segundo lugar no desafio tecnológico da Batalha dos Robôs. WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.56.10.jpegO grupo é formado pelos estudantes Iorrana Gonçalves, Luan Amorim e Wesley Silva. ”O objetivo não é só competir para ganhar, lógico a vitória é importante, mas o objetivo maior é essa integração dos Ifs e aumentar nossa rede de contato” disse o professor Robério Paredes, orientador do grupo. WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.57.25.jpegA equipe de Catolé do Rocha “Hefesto” arrebatou a terceira colocação, tendo a frente o estudante Kalebe Ferreira e o professor Alex Trindade, com o apoio do professor Joelson Reis.

A quarta premiação conquistada pelo IFPB no Connepi veio do Campus João Pessoa com o trabalho “Impacto da atividade física online na saúde dos adolescentes: prevenção da obesidade” dos estudantes Lucas Barbosa, Maria Júlia, Thayná Oliveira e Ulisses Viana. Foi considerado o melhor trabalho na área de Ciências da Saúde. O orientador foi o professor Marcelo de Almeida Buriti, que coordena o Grupo de Envelhecimento e Saúde Biopsicossocial.WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.55.44.jpeg

A Diretora de Pesquisa da PRPIPG, Deyse Morgana, agradeceu o empenho de toda a equipe. “Em nome da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, agradecemos imensamente a cada um que representou a nossa instituição. Fizemos uma brilhante participação. Parabéns pelos prêmios, pela postura e pelo aprendizado”.

O Coordenador de Propriedade Intelectual do IFPB, Thyago de Almeida, fez um balanço positivo do Connepi. “Nossos estudantes saem daqui mais fortalecidos em produzir, em fazer mais pesquisas, daqui pra frente essa nova geração de competidores e inovadores terá um olhar mais especial para a ciência e tecnologia”. Ao final da solenidade a Reitora do Instituto Federal do Pará, professora Ana Paula Palheta, anunciou que o Instituto Federal do Ceará sediará a próxima edição do Connepi em 2026.

Confira o álbum de fotos do Connepi 2024 na página do facebook oficial

*Texto e fotos: Heranir Oliveira - Equipe DGCOM