Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > IFPB tem Ideb acima da média nacional

IFPB tem Ideb acima da média nacional

Todos os nove campi do IFPB que participaram do Ideb obtiveram índices superiores a média do País
por publicado: 23/08/2024 15h18 última modificação: 27/08/2024 17h40

O Instituto Federal da Paraíba -IFPB obteve a média de 4.9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O índice é acima da média do país que foi de 4.3 e também no âmbito estadual de 4.0. Dois campi do IFPB aparecem com médias acima de cinco e entre as melhores notas da Paraíba na rede pública. São eles : Itaporanga e Catolé do Rocha , ambos com média 5.4.

Nesta avaliação do Ideb, o IFPB teve a participação de nove campi e todos obtiveram médias superiores as nacionais. Picuí (5.3), Patos (5.2), Princesa Isabel (4.9), Cabedelo Centro (4.9), Santa Rita (4.8) , Sousa (4.8) e Santa Luzia (4.7) . Os resultados foram bem recebidos pela gestora do IFPB, Mary Roberta Marinho. A reitora pretende analisar de forma coletiva os indicadores para promover melhorias e aumentar os indicadores .

Parabenizamos os campi e os participantes. Vamos trabalhar para que tenhamos mais campi participando deste processo. Vamos olhar estes resultados para buscar constantemente a melhoria na qualidade do ensino”, avalia a reitora do IFPB. Outra ação importante frisada pela gestora são os programas de formação de professores mantidos pelo IFPB para capacitar docentes da rede pública. “Temos que ter uma ação conjunta com o governos para elevar o Ideb de nossos campi de outras instituições de ensino inseridas no Estado, conclui.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

*Ernani Baracho – Jornalista do IFPB