Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Inscrições Abertas para Especialização Técnica em Guia de Atrativo Turístico Cultural

O processo seletivo é destinado exclusivamente a profissionais que já possuem o curso Técnico em Guia de Turismo Regional. Inscrições até 09 de setembro
por publicado: 30/08/2024 15h16 última modificação: 30/08/2024 15h16

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em parceria com o Ministério do Turismo, por meio do projeto Turismo Nordeste: Novos Rumos e do Campus Cabedelo Centro, está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Especialização Técnica em Guia de Atrativo Turístico Cultural. O curso é totalmente gratuito e será oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), com a realização de visitas técnicas presenciais. Acesse aqui o Edital nº 102/2024.

O processo seletivo é d.estinado exclusivamente a profissionais que já possuem o curso Técnico em Guia de Turismo Regional e que estejam habilitados a atuar em qualquer estado da região Nordeste, conforme cadastro no Cadastur do Ministério do Turismo. Esta será a última oferta do curso por meio do projeto Turismo Nordeste: Novos Rumos.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas online até o dia 9 de setembro, por meio da página da Comissão Permanente de Concursos (COMPEC) do IFPB, disponível em concursos.ifpb.edu.br. Os documentos exigidos são: documento oficial de identificação, certificado de conclusão do curso Técnico em Guia de Turismo Regional, crachá de guia de turismo emitido pelo Ministério do Turismo ou certificado de registro no Cadastur, todos digitalizados frente e verso quando necessário. O candidato deve estar habilitado a desenvolver suas funções em qualquer estado da região Nordeste, conforme cadastro no Cadastur, além de apresentar documentação complementar especificada no edital.

A modalidade de Educação a Distância combina o aprendizado a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFPB, com visitas técnicas presenciais. As visitas serão realizadas no estado de habilitação do estudante matriculado, proporcionando uma experiência prática e imersiva. Confira como foram as visitas técnicas da oferta de 2024.1 do projeto (Curso Atrativo Natural).

O IFPB, instituição selecionada pelo Ministério do Turismo para oferecer o curso de Especialização Técnica em Guia de Atrativo Turístico Cultural na região Nordeste, está entre as instituições públicas mais bem qualificadas na Educação a Distância (EaD) no Brasil. A modalidade EaD na instituição conquistou Nota 5, conceito máximo atribuído pelo MEC, o que garante um ensino de excelência.

Projeto Turismo Nordeste: Novos Rumos

Com o objetivo de oferecer cursos de especialização para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como "Guia Regional" dos estados da macrorregião Nordeste do Brasil, os cursos do projeto Turismo Nordeste: Novos Rumos são uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

DGCOM com informações da Diretoria de EAD