Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Laboratório Assert oferta minicursos na IFTECH 2024

Laboratório Assert oferta minicursos na IFTECH 2024

Capacitações serão realizadas neste sábado (31) e no dia 14 de setembro
por Angélica Lúcio publicado: 30/08/2024 16h56 última modificação: 30/08/2024 17h07

O Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba, (IFPB), por meio do Laboratório Assert, está participando da IFTECH 2024 com a oferta de três minicursos. Promovido pela Unidade Acadêmica de Informática do Campus João Pessoa, o evento começou no dia 17 de agosto e vai até 28 de setembro. A programação que contará com o apoio do laboratório ocorrerá neste sábado (31) e no dia 14 de setembro. As vagas são limitadas, mas interessados em participar do minicurso ainda podem se inscrever.

Acesse aqui o link de inscrição.

“A realização desses minicursos foi uma demanda da Unidade Acadêmica de Informática do Campus JP, para que os alunos tivessem essa oportunidade de ficar por dentro do que os projetos reais estão utilizando em termos de tecnologia e processo de desenvolvimento de software”, explicou Juliana Dantas, que é professora do Campus João Pessoa e coordena a participação do Assert na IFTECH 2024.

“O laboratório então mobilizou seus bolsistas para contribuir com esses três minicursos”, complementou a docente, que  também integra o grupo de pesquisadores da Unidade Embrapii do IFPB.  A professora Juliana Dantas também explicou que, no contexto da IFTECH, o papel do Laboratório Assert, é disseminar o conhecimento e a experiência adquirida na execução de projetos de inovação com empresas multinacionais. Os minicursos serão ministrados nos laboratórios de Informática do Campus João Pessoa.

O estudante Ian Ribeiro de Mendonça é um dos bolsistas que vai ministrar um minicurso na IFTECH 2024. Aluno do 5ºperíodo do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e bolsista do Laboratório Assert, ele foi convidado para ser facilitador do curso "Análise, Modelagem e Especificação de Testes Funcionais".

"O objetivo do minicurso", explica Ian,  "é difundir um pouco sobre a carreira de qualidade e teste, que é abordada no curso de Engenharia de Software. Então, como não temos no IFPB, será uma boa oportunidade para conhecerem um pouco sobre essa área", disse.  E acrescentou: "Iremos abordar esse tema demonstrando um pouco sobre a carreira. Abordaremos alguns princípios, tipos de testes, como ocorre o fluxo de trabalho através da análise, modelagem e especificação de testes funcionais, onde observaremos um sistema para demonstrar uma forma prática de como executar isso".

CONFIRA O QUE SERÁ ABORDADO EM CADA MINICURSO

• Minicurso 1 - Noções Básicas de Git na Prática

Dia 31/08, das 8h às 12h. Local: Laboratório de Informática 9
Oferece uma visão geral das noções básicas do Git, com foco nas habilidades essenciais que os participantes podem aplicar imediatamente em projetos. GILTLAB é uma plataforma de gerenciamento de código-fonte que oferece ferramentas para que equipes de desenvolvimento possam colaborar e controlar o ciclo de vida de seus projetos de software. Essa plataforma é é utilizada nos projetos de Inovação executados no Laboratório Assert com empresas multinacionais.

• Minicurso 2 - Introdução a Testes Unitários

Dia 31/08, das 8h às 12h. Local: Laboratório de Informática 3
Oferece uma introdução aos conceitos fundamentais de testes unitários, com foco na aplicação prática em projetos Vue utilizando Jest. Os participantes aprenderão a importância dos testes unitários, como escrever testes eficazes, e como integrar testes em um fluxo de desenvolvimento. Serão abordados desde conceitos básicos até a criação de cenários de teste para componentes Vue, garantindo que o código seja robusto e de fácil manutenção.

• Minicurso 3 - Análise, Modelagem e Especificações de Testes Funcionais

Dia 14/00, das 8h às 12h. Local: Laboratório de Informática 3
O minicurso abordará os conceitos fundamentais de modelagem e especificação de testes funcionais, utilizando uma abordagem prática para garantir a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados. Tem por objetivo capacitar os participantes a modelar cenários de testes funcionais e especificar testes de forma clara e detalhada, utilizando ferramentas de apoio como o Xmind.

Angélica Lúcio - jornalista da DGCOM/ IFPB