Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Peixes do Litoral Norte da Paraíba é tema de novo livro da editora IFPB

Peixes do Litoral Norte da Paraíba é tema de novo livro da editora IFPB

A obra explora a diversidade de peixes presentes no litoral dos municípios de Cabedelo e Lucena (ictiofauna)
por publicado: 01/08/2024 16h24 última modificação: 01/08/2024 17h05

A Editora IFPB disponibilizou em seu portal o livro “Peixes da Zona de Arrebentação do Litoral de Cabedelo e Lucena: Um Guia Ilustrado”, que explora a diversidade de peixes presentes no litoral dos municípios de Cabedelo e Lucena (ictiofauna). O livro, de autoria dos professores Cristiano Marcelo da Silva Nascimento e Jonas de Assis Almeida Ramos, oferece ilustrações e descrições detalhadas das espécies encontradas na região.

Com uma linguagem acessível, a obra é destinada ao público geral interessado em peixes marinhos, ao mesmo tempo que apresenta informações técnicas úteis para estudantes e pesquisadores na identificação das espécies. O livro é fruto de extensas pesquisas conduzidas pelo grupo de pesquisa, que resultaram em um levantamento completo da ictiofauna local. Cristiano Nascimento, ilustrador científico, criou as ilustrações com alto nível de precisão, um dos maiores desafios do projeto, que levou três anos para ser concluído.

Sinopse

O livro compila conhecimentos sobre a ictiofauna marinha e estuarina do litoral norte da Paraíba. É resultado de anos de pesquisa pelos autores, oferecendo um guia descritivo para a identificação das espécies de peixes das praias de Cabedelo e Lucena, influenciadas pelo estuário do Rio Paraíba. A obra também destaca a importância da conservação do estuário e das praias adjacentes, essenciais para as espécies de peixes marinhos. Além de sua relevância científica, o livro tem um impacto socioambiental e educativo, com uma linguagem clara que facilita a compreensão de termos técnicos e estruturas morfológicas.

Breve biografia dos autores

Cristiano.jpgCristiano Marcelo da Silva Nascimento: Licenciado em Ciências Biológicas pelo IFPB e ilustrador científico. Membro do Grupo de Ecologia de Ecossistemas Marinhos (IFPB) e professor de Ciências e Biologia no ensino básico. Atualmente, é analista ambiental no Aeroporto Internacional de João Pessoa e contribuiu para o Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção e para o Guia de Aves da Flona de Cabedelo.

Jonas.jpegJonas de Assis Almeida Ramos: Engenheiro de Pesca, Mestre e Doutor em Oceanografia. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Cabedelo e líder do Grupo de Ecologia de Ecossistemas Marinhos (IFPB). Atua nos cursos de Recursos Pesqueiros e Ciências Biológicas e tem desenvolvido estudos em ecologia e biologia de peixes marinhos. Publicou pesquisas em renomados periódicos internacionais, como o Journal of Fish Biology, Journal of Applied Ichthyology e Marine Pollution Bulletin.

Edição Iris Souto Maior - com informações de Filipe Donner

registrado em: ,