Destaque
Presidente Lula lança pedra fundamental de novos campi do IFPB
Um marco histórico para o Instituto Federal da Paraíba. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez o lançamento simbólico das pedras fundamentais dos novos campi do IFPB. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, no Centro de Convenções da capital paraibana, com a presença da reitora Mary Roberta Meira Marinho e do governador João Azevedo, além de ministros e parlamentares.
O ato simbólico foi realizado com o descerramento de três placas representando os futuros campi de Sapé, Mamanguape e Queimadas. Momentos antes, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou mais um novo campus do IFPB para a cidade de Alagoa Grande.
O ministro reafirmou em seu discurso mais R$62,5 milhões para consolidar os campi já existentes no IFPB, estruturando os mais recentes com bibliotecas, restaurantes e outros equipamentos para seu pleno funcionamento. Com os quatro novos campi, o IFPB chegará a 25 unidades, do litoral ao sertão. Para esta expansão, são R$ 75 milhões, gerando mais 4200 vagas iniciais. Camilo Santana anunciou ainda recursos para a construção da sede de outros campi do IFPB, citando Pedras de Fogo como o próximo a ter o seu prédio definitivo inaugurado.
“Hoje foi um dia muito especial para o IFPB. Foi mais um passo na consolidação de recursos e da prestação de contas do Governo Federal com a Paraíba. O ministro veio falar dos recursos do PAC que vem para a consolidação e para a expansão do nosso instituto. Foram momentos em que os estudantes puderam ter na fala do presidente Lula esta certeza do retorno da educação”, ressaltou a professora Mary Roberta.
Durante a solenidade, foi anunciada a ampliação do Programa Pé de Meia na Paraíba, que terá mais 20 mil estudantes de baixa renda do Ensino Médio atendidos com a poupança. Atualmente, são 81 mil no Estado paraibano.
Entre eles, estão 62% dos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFPB. Com a ampliação assinada pelo ministro, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis do IFPB, Rivânia Sousa, espera que 75% dos estudantes desta modalidade sejam atendidos. Todos os pró-reitores do IFPB e diversos diretores gerais e sistêmicos acompanharam a cerimônia no Teatro A Pedra do Reino, e também alguns servidores.
Em seu discurso, o presidente Lula falou do papel fundamental da educação, inclusive para estimular o fim da desigualdade entre homens e mulheres, como fator de empoderamento contra a violência de gênero. Lembrando a sua trajetória de nordestino que saiu para o sudeste em busca de oportunidade, ele reiterou o compromisso do seu governo em promover políticas públicas que garantam inclusão e ascensão social que não foram prioridade de outros governos.
O presidente lembrou que o Brasil chegará a 740 unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em seu terceiro mandato. A fala de Lula foi em torno da necessidade do Brasil romper com a desigualdade e dar oportunidade a todos. “Todos, sem distinção, têm o direito de o Estado garantir a eles igualdade de oportunidade em tudo que este país tem a oferecer para o seu povo”.
Outra mensagem importante, proferida do palco onde estavam os deputados e senadores paraibanos de diversas legendas, ao lado dos ministros, foi a respeito da necessidade do diálogo entre diferentes partidos e orientações políticas. “Eu fui eleito para governar este país e converso com qualquer pessoa. Não tenho preconceito, não tenho veto partidário ou ideológico, eu tenho compromisso de governar este país e não é só a partir de Brasília não”, apontou Lula.
Estudantes de alguns campi do IFPB da região metropolitana compareceram a cerimônia. Ao final, a professora Mary Roberta levou uma bandeira da União Nacional dos Estudantes a pedido deles. O egresso Daniel William Pereira que concluiu Eletrotécnica no campus João Pessoa do IFPB conseguiu subir no palco e falar com o presidente. “Hoje eu faço Matemática na Universidade Federal da Paraíba. Falei para ele o quão foi importante para mim os institutos federais, o quanto isto impactou milhares de famílias no Brasil inteiro e eu fui uma destas pessoas atingidas e se eu posso todos podem”.
A cerimônia completa pode ser revista no YouTube. Confira panorama do Ministério da Educação sobre o investimento.