Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Presidente Lula lança pedra fundamental de novos campi do IFPB

Destaque

Presidente Lula lança pedra fundamental de novos campi do IFPB

Um novo campus para Alagoa Grande foi anunciado pelo ministro da Educação
por Ana Carolina Abiahy publicado: 30/08/2024 18h18 última modificação: 31/08/2024 09h27

Um marco histórico para o Instituto Federal da Paraíba. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez o lançamento simbólico das pedras fundamentais dos novos campi do IFPB. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, no Centro de Convenções da capital paraibana, com a presença da reitora Mary Roberta Meira Marinho e do governador João Azevedo, além de ministros e parlamentares.

O ato simbólico foi realizado com o descerramento de três placas representando os futuros campi de Sapé, Mamanguape e Queimadas. Momentos antes, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou mais um novo campus do IFPB para a cidade de Alagoa Grande. 

O ministro reafirmou em seu discurso mais R$62,5 milhões para consolidar os campi já existentes no IFPB, estruturando os mais recentes com bibliotecas, restaurantes e outros equipamentos para seu pleno funcionamento. Com os quatro novos campi, o IFPB chegará a 25 unidades, do litoral ao sertão. Para esta expansão, são R$ 75 milhões, gerando mais 4200 vagas iniciais. Camilo Santana anunciou ainda recursos para a construção da sede de outros campi do IFPB, citando Pedras de Fogo como o próximo a ter o seu prédio definitivo inaugurado. Foto stucker 2.jpg

“Hoje foi um dia muito especial para o IFPB. Foi mais um passo na consolidação de recursos e da prestação de contas do Governo Federal com a Paraíba. O ministro veio falar dos recursos do PAC que vem para a consolidação e para a expansão do nosso instituto. Foram momentos em que os estudantes puderam ter na fala do presidente Lula esta certeza do retorno da educação”, ressaltou a professora Mary Roberta.  

Durante a solenidade, foi anunciada a ampliação do Programa Pé de Meia na Paraíba, que terá mais 20 mil estudantes de baixa renda do Ensino Médio atendidos com a poupança. Atualmente, são 81 mil no Estado paraibano. 

Entre eles, estão 62% dos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFPB. Com a ampliação assinada pelo ministro, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis do IFPB, Rivânia Sousa, espera que 75% dos estudantes desta modalidade sejam atendidos. Todos os pró-reitores do IFPB e diversos diretores gerais e sistêmicos acompanharam a cerimônia no Teatro A Pedra do Reino, e também alguns servidores. 

Foto Stuckert 3.jpgEm seu discurso, o presidente Lula falou do papel fundamental da educação, inclusive para estimular o fim da desigualdade entre homens e mulheres, como fator de empoderamento contra a violência de gênero. Lembrando a sua trajetória de nordestino que saiu para o sudeste em busca de oportunidade, ele reiterou o compromisso do seu governo em promover políticas públicas que garantam inclusão e ascensão social que não foram prioridade de outros governos. 

O presidente lembrou que o Brasil chegará a 740 unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em seu terceiro mandato. A fala de Lula foi em torno da necessidade do Brasil romper com a desigualdade e dar oportunidade a todos. “Todos, sem distinção, têm o direito de o Estado garantir a eles igualdade de oportunidade em tudo que este país tem a oferecer para o seu povo”.

Outra mensagem importante, proferida do palco onde estavam os deputados e senadores paraibanos de diversas legendas, ao lado dos ministros, foi a respeito da necessidade do diálogo entre diferentes partidos e orientações políticas. “Eu fui eleito para governar este país e converso com qualquer pessoa. Não tenho preconceito, não tenho veto partidário ou ideológico, eu tenho compromisso de governar este país e não é só a partir de Brasília não”, apontou Lula. 

MARY E ESTUDANTES IFPB - Copia.jpgEstudantes de alguns campi do IFPB da região metropolitana compareceram a cerimônia. Ao final, a professora Mary Roberta levou uma bandeira da União Nacional dos Estudantes a pedido deles. O egresso Daniel William Pereira que concluiu Eletrotécnica no campus João Pessoa do IFPB conseguiu subir no palco e falar com o presidente. “Hoje eu faço Matemática na Universidade Federal da Paraíba. Falei para ele o quão foi importante para mim os institutos federais, o quanto isto impactou milhares de famílias no Brasil inteiro e eu fui uma destas pessoas atingidas e se eu posso todos podem”.

A cerimônia completa pode ser revista no YouTube. Confira panorama do Ministério da Educação sobre o investimento. 

Com fotografias de Ricardo Stuckert (presidência da República) e de DGCOM do IFPB