Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Público prestigia abertura do Connepi 2024 em Belém do Pará

Público prestigia abertura do Connepi 2024 em Belém do Pará

XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação segue até quinta-feira (29/08)
por Heranir Oliveira publicado: 27/08/2024 14h57 última modificação: 27/08/2024 15h55

Dezenas de caravanas de estudantes e professores de 18 Institutos Federais do Norte e Nordeste lotaram na manhã desta terça-feira (27) um dos salões do Hotel Sagres para prestigiar a abertura do XIV Connepi que visa impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.980a1b9c-e8b4-40cf-8a36-6dea37089a60.jpg

O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação é realizado desde 2006, o Pará foi anfitrião pela primeira vez do encontro em 2009 e agora após 15 anos volta a ser palco do evento. Até a próxima quinta-feira (29) haverá atividades como minicursos e oficinas, apresentação de trabalhos (Mostra Tecnológica, Painel Meninas na Ciência, Desafio de Ideias, Desafio Tecnológico), Fórum das Editoras do N/NE, Mostra Cultural e eventos integrados. O tema do Connepi deste ano é “Educação Tecnológica: conectando regiões, construindo futuros”.

WhatsApp Image 2024-08-26 at 15.03.58.jpegO Instituto Federal da Paraíba trouxe para o Connepi uma grande delegação composta por 69 estudantes e 31 servidores de 10 campi. ”As nossas expectativas são as melhores possíveis, estamos aqui para mostrar no Connepi a força que o IFPB tem com suas propostas, com seus projetos” destacou o professor Thyago Silveira, Coordenador de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação do IFPB. A Diretora de Pesquisa, Deyse Morgana, que representou a PRPIPG disse que o congresso pela intensa movimentação desse primeiro dia já é um sucesso.

Com o título “Educação tecnológica e a construção de trajetórias: conectando experiências locais e globais” a palestra de abertura foi ministrada pelo Professor do campus Castanhal do Instituto Federal do Pará, Luís André Barbas. Entre outros aspectos, o docente falou das inovações tecnológicas que têm potencializado a inclusão social e a competitividade. WhatsApp Image 2024-08-27 at 14.49.56.jpegO pesquisador compartilhou dados importantes relativos ao panorama da pesquisa no Brasil. “O nosso país ocupa a 13ª posição no mundo em produção de publicações científicas, demos um salto qualitativo nos últimos cinco anos e houve aumento de 10% na interação com outros pesquisadores internacionais nas publicações”. Professor André também falou do uso da Inteligência Artificial e disse que o Brasil está entre os 20 países em pesquisas sobre IA e alertou nos cuidados com a ética e segurança de dados.Palestrantes Connepi.jpeg

Participaram da solenidade de abertura o Pró-Reitor de Pesquisa do IFPA que preside a comissão organizadora do Connepi, Saulo Rafael Silva; a Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta, Reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes de Lacerda e a Coordenadora do Fórum dos Reitores e Pró-Reitores do Norte-Nordeste, Joélia Marques. Em sua fala a Diretora de Desenvolvimento da Setec/Mec, Carla Comerlato Jardim, reafirmou o compromisso do MEC com a pesquisa e a inovação. “Estamos também compromissados com a redução de todas as desigualdades, abolição da fome no pais, redução das mudanças climáticas e com o cuidado com a humanidade e a natureza”.

Grupo de dança.jpegDentro da parte cultural houve uma apresentação do grupo de carimbó Paidégua que divulga a cultura do Pará através de músicas e danças típicas. A apresentação ”levantou” a plateia com coreografias animadas pelo carimbó e pelo ritmo do calypso.

Confira nesse link a programação completa do evento.

Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: ,