Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Reitoria e Auditoria Interna debatem gestão de convênios e cooperação técnica

Noticia

Reitoria e Auditoria Interna debatem gestão de convênios e cooperação técnica

Consultoria sobre essa temática ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro
por Angélica Lúcio publicado: 23/08/2024 13h30 última modificação: 23/08/2024 13h30

A busca por maior efetividade administrativa no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com foco em gestão de convênios e cooperação técnica, foi tema de um encontro entre a Reitoria, a Unidade de Auditoria Interna Governamental da instituição e a Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização (DPI).

Na ocasião, a reitora Mary Roberta Marinho, o auditor Bruno Cabral e o gestor Anderson Bráulio, titular da DPI, trataram sobre a viabilização de uma "Consultoria em Gestão de Convênios e Cooperação Técnica" no Instituto.

Ficou definido que a equipe de Auditoria Interna do IFPB vai realizar um trabalho nessa área voltado aos servidores da DPI. A consultoria em Gestão de Convênios e Cooperação Técnica será realizada entre os dias 4 e 8 de novembro.

Durante a reunião, realizada no dia 15 de agosto de forma remota, a reitora do IFPB destacou a importância das atividades de auditoria interna, referindo-se mais especificamente à proatividade da Unidade de Auditoria Interna Governamental em conduzir uma consultoria de grande relevância para a instituição. Mary Roberta ainda ressaltou o papel da governança pública na execução das políticas públicas pelo Instituto Federal da Paraíba, a qual deve se guiar por liderança, estratégia e controle.

Encontro estratégicoPara o auditor Bruno Cabral, a reunião entre a Reitoria, a Unidade de Auditoria Interna e a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional foi muito importante. “Esse encontro tem uma relevância singular e é estratégico, uma vez que faz parte do processo institucional gerir convênios e cooperação técnica, tendo sido consignado como uma meta a ser alcançada pela instituição no Plano de Desenvolvimento Institucional”, explicou.

Conforme Cabral, a consultoria programada para ser realizada em novembro deve agregar alto valor às operações do IFPB, mais especificamente na implementação de um setor estratégico que visa garantir que os recursos possam ser captados e aplicados na missão institucional (ensino, pesquisa, extensão e inovação).

Já o diretor da DPI, Anderson Bráulio, reforçou os pontos apresentados pela Auditoria Interna na reunião, destacando a possibilidade de se implementar um Setor de Gestão de Convênios e Cooperação Técnica pela gestão do IFPB, ou que as demandas referentes a esse assunto sejam absorvidas por algum órgão já existente.

(Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB)