Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 08 > Soluções tecnológicas e preocupação com o meio ambiente estão na mira do Connepi

Pesquisadores do IFPB apresentam soluções inovadoras no Congresso
por Heranir Oliveira publicado: 28/08/2024 11h29 última modificação: 28/08/2024 11h46

Alunos e professores têm aproveitado o XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação para mostrar o resultado de suas produções científicas.A Mostra Tecnológica que acontece no salão Atlântico Sul do Hotel Sagres, vem sendo visitada por um público interessado nas novidades produzidas nos laboratórios dos Institutos Federais.

No stand do IFPB um projeto que venceu este ano uma competição mundial promovida pela Huawei na China, chama a atenção. O estudante do Campus Patos, Gabriel Ferreira, explica o funcionamento de um protótipo de CNC (sigla em inglês de Controle Numérico Computadorizado) de baixo custo. Mostra Tecn.jpegO mecanismo funciona em conjunto com uma plataforma digital que usa inteligência artificial para gerar conteúdos de disciplinas para professores de ensino fundamental e médio. “Nossa expectativa é passar essa tecnologia para outros IFs e avançar com a inovação no Brasil” disse Gabriel. O projeto teve a participação dos estudantes Emerson Medeiros e Manoel Vitor, sob a orientação do professor Filipe Lucena.

WhatsApp Image 2024-08-28 at 10.52.28.jpegA preocupação com o meio ambiente também está na mira dos pesquisadores. O estudante Élder Sabino, do Campus Santa Luzia, participa com um protótipo de um sistema fotovoltaico com seguidor solar baseado na plataforma arduino. ”Esse protótipo utiliza uma fonte sustentável e abundando em nossa região, o sol” explica o estudante que teve a orientação do professor George Franco.

Do Campus Patos veio um projeto que reduz o descarte de plásticos na natureza, dando a esse material uma nova destinação. O estudante Iuri Kauã, do Curso de Engenharia Civil, desenvolveu uma máquina que recicla garrafas PET para produção de filamentos usados em impressoras 3D. “Esse projeto mostra uma solução sustentável e econômica para um problema que ameaça o meio ambiente”. O trabalho teve a colaboração dos estudantes Gabriel Ferreira, Emerson Figueiredo e Marcos Cordeiro, sob a orientação do professor Sóstenes. WhatsApp Image 2024-08-28 at 10.52.01.jpegO estudante Elias Carneiro do Instituto Federal do Amazonas achou o trabalho interessante. “Geralmente falta material em nosso laboratório para a impressora 3D, e isso aqui pega o que está no nosso cotidiano, que ia para o lixo, e dá uma solução para este problema” disse.

O Connepi também tem seu momento gastronômico. Campus Areia.jpegO Campus Areia do IFPB mostrou o potencial da culinária criativa. Quem deu uma paradinha no stand pôde degustar um beiju de tapioca com PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) e uma geleia de banana com cachaça com um toque de queijo de coalho e pó de flores comestíveis. As delícias foram servidas pela Diretora do Campus Areia, Cláudia Brandão e pelo Diretor de Ensino Joserlan Moreira sob a supervisão do professor de Gastronomia, Júlio Vilar.

Forpog Reitora.jpegNa sala Xingu do Hotel Sagres o momento foi de reunião de Reitores e Pró-Reitores do Norte e Nordeste-o FORPOG, um órgão de assessoramento do Conif. Na pauta do encontro temas como: financiamento público e privado do Connepi, proposta de novos cusos de pós-graduação stricto-sensu e o Edital Assistec (Assistência técnica para a inovação). A reitora do IFPB Mary Roberta que participa das discussões parabenizou o IFPA pela receptividade. ”É mais um ano de Connepi e com uma grande quantidade de inscrições, os trabalhos avaliados foram de excelente qualidade já reportada pela equipe científica, e essa edição já é um sucesso absoluto” disse.

*Texto e fotos: Heranir Oliveira - Equipe DGCOM