Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 09 > A memória do IFPB retratada por peças centenárias

A memória do IFPB retratada por peças centenárias

Instituição mantém acervo com mais de dez mil objetos. Espaço é aberto ao público em geral
por publicado: 24/09/2024 11h10 última modificação: 25/09/2024 09h19

Muita gente não tem conhecimento, mas o Instituto Federal da Paraíba-IFPB mantém um memorial que conta um pouco da história centenária da instituição.Trata-se do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional- NDPE, espaço que fica localizado na Casa Rosada, um edifício imponente inaugurado em 1929 no bairro de Jaguaribe em João Pessoa onde atualmente é a sede da reitoria do IFPB. A sala com 160 m² possui um acervo de aproximadamente dez mil peças distribuídas entre documentos arquivísticos, biblioteconomia e museologia. Todo o acervo foi adquirido por meio de doações feitas por servidores e ex-alunos.

PROJETO ARQUITETONICO- 1922 .jpegAo entrar no memorial da educação profissional, que fica no primeiro pavimento da Casa Rosada, o visitante inicialmente se depara com peças dos primeiros cursos da antiga Escola de Aprendizes Artífices como a tesoura daoficina de alfaiataria e de um majestoso espelho dos anos 40 todo talhado na madeira, logo adiante poltronas em madeira e couro da década de 60 do antigo auditório. Ao longo do passeio revelações de instrumentos dos primeiros cursos ofertados como o de marcenaria , sapataria, encadernação e serralheria. É na parte documental que o visitante toma conhecimento do mais antigo registro que se tem conhecimento da escola: a planta arquitetônica da Casa Rosada, datada de 1922 e em perfeito estado de conservação. WhatsApp Image 2024-09-23 at 11.51.55(1).jpeg

WhatsApp Image 2024-09-24 at 10.39.25(1).jpegO acervo é também um referencial para pesquisadores que desejam mergulhar na história da educação profissional na Paraíba. Há centenas de documentos, registros fotográficos, jornais, literatura da época e objetos. Um dos servidores do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional é o bibliotecário, Mardônio Lacet que está no setor desde 2010. Ele conta que foi um esforço fenomenal para ter o acervo. “É um desafio diário, um trabalho de garimpagem que fizemos para recolher as peças”, diz o servidor que continua o trabalho de preservação e acolhimento de novas peças junto a comunidade. Todo esse processo de preservação conta com outras mãos como a da assistente administrativa, Gerlani Araújo e do Coordenador do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional, Luciano Candeia.

Futuro Museu

Fachada IFPB_Casa Rosada.jpgO Edifício Coriolano de Medeiros ou simplesmente Casa Rosada possui dois pavimentos que abriga vários setores administrativos do Instituto Federal, mas isso por pouco tempo, pois com a mudança para a nova sede, a ideia é que os ambientes sejam restaurados para que seja criado  oficialmente um memorial com um espaço maior para exposição e aquisição de novos acervos.

* Ernani Baracho- Jornalista do IFPB