Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 09 > Conif lança edital do programa Cidadão Global em parceria com instituições colombianas

Os estudantes selecionados poderão realizar atividades de Iniciação Científica e Desenv.Tecnológico e Inovação por 90 dias, na Colômbia
por Heranir Oliveira publicado: 12/09/2024 09h00 última modificação: 12/09/2024 09h01

Em comemoração aos seus 15 anos, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está oferecendo uma oportunidade inédita para estudantes das instituições associadas ao colegiado que desejam adquirir conhecimentos no exterior. Nesta quarta-feira (11/9), durante a 137ª Reunião Ordinária do Conif, foi lançado o edital do Programa Cidadão Global-Conif, que terá a Colômbia como destino.

Os estudantes selecionados terão a oportunidade de realizar atividades de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação por 90 dias. Ao todo, cinco estudantes – um de cada região do país – serão contemplados com a bolsa, sendo três de Nível Técnico e dois que estejam cursando a Graduação.

A seleção será feita por meio de sorteio. Bilhetes aéreos, seguro viagem, passaporte e bolsa de estudos serão garantidos, de forma integral, pelo Conif. A edição do programa faz parte da comemoração de 15 anos do Conselho. O presidente do Conif, Elias Monteiro, reforçou o comprometimento do Conselho com esse tipo de iniciativa. “Tenho a honra de reafirmar o nosso compromisso com a internacionalização do ensino e com a promoção da cidadania global entre nossos estudantes”.

O período de inscrições estará aberto até o dia 13 de outubro deste ano, e a divulgação do resultado final, após o cumprimento das etapas previstas no edital, será no dia 6 de novembro. Os estudantes devem estar na Colômbia, para iniciar os estudos no país, em março de 2025. Para se inscrever, os estudantes interessados devem cumprir com pré-requisitos como ter idade mínima de 18 anos até a data da publicação do resultado final do edital; não ter sido contemplado em edições anteriores de programas de intercâmbio ofertados pelo Conif; e possuir Coeficiente de Aproveitamento Acadêmico (CAA), ou equivalente, igual ou superior a 75%; entre outros.

Para saber mais, acesse o edital completo aqui.

*DGCOM com informações do Conif

registrado em: ,