Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 09 > Estudantes do IFPB Campus João Pessoa conquistam medalhas na OBA 2024

Estudantes do IFPB Campus João Pessoa conquistam medalhas na OBA 2024

As equipes conquistaram medalhas de ouro e de bronze, reforçando a posição de excelência do IFPB na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
por publicado: 16/09/2024 15h57 última modificação: 16/09/2024 15h58

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa celebra mais uma vitória no cenário educacional brasileiro. Na edição de 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os estudantes do IFPB se destacaram ao conquistarem medalhas de ouro e bronze, reforçando sua posição de excelência nessa competição.

Os resultados foram divulgados nesta semana e refletem o árduo trabalho e dedicação dos alunos e da equipe deEstudantes medalhistas Campus João Pessoa _ OBA.jpeg docentes do IFPB. Sob a orientação do professor Allysson Macário, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia (NEPA) do IFPB, os estudantes conseguiram brilhantemente superar uma série de desafios teóricos e práticos.

A OBA é uma competição anual promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), que busca identificar jovens talentos e estimular o interesse pela astronomia e astronáutica no país. A participação de instituições como o IFPB é crucial para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, uma vez que promove a formação de uma nova geração de cientistas e engenheiros.

Para professor Allysson Macário, os resultados deste ano são motivo de grande orgulho. "Ver nossos alunos alcançando essas conquistas é uma confirmação de que estamos no caminho certo. O empenho deles e o suporte contínuo de todo o corpo docente são fundamentais para esse sucesso," declarou o professor em entrevista.

Estudantes medalhistas Campus João Pessoa _ OBA1.jpegOs medalhistas de ouro (Emanuel Eduardo Oliveira Dionisio - Informática 2º ano) e bronze (Emanuele Targino Eugênio Soares Chaves - Informática 2º ano e Gabrielle Christiny Freitas de Lima - Eletrotécnica 2º ano) do IFPB não apenas trouxeram reconhecimento para a instituição, mas também servem de inspiração para outros estudantes que desejam seguir carreiras nas áreas de ciências e tecnologia. A dedicação desses jovens pesquisadores reflete a qualidade do ensino e da preparação oferecida pelo IFPB, que se consolida como um centro de referência em educação e pesquisa no Brasil.

Os resultados obtidos na OBA 2024 também reforçam a importância de investimento em educação científica e na formação de talentos desde cedo. Competições como a OBA são fundamentais para despertar o interesse pelas ciências exatas e naturais, incentivando os jovens a prosseguir em carreiras que são vitais para o progresso e desenvolvimento do país.

DGCOM IFPB