Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 09 > IFPB no Encontro Regional NE da Associação Brasileira de Educação Internacional

Noticia

IFPB no Encontro Regional NE da Associação Brasileira de Educação Internacional

Evento acontece em Fortaleza até o dia 01/10. Experiência exitosa do IFPB com alunos estrangeiros será apresentada no evento
por publicado: 27/09/2024 12h27 última modificação: 27/09/2024 12h30

O Instituto Federal da Paraíba participará por meio da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER) do XXVIII Encontro da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) que ocorrerá de 28 de setembro a 1º de outubro em Fortaleza-CE. A Assessora de Relações Institucionais e Internacionais e Coordenadora do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no IFPB, Mônica Montenegro, discorrerá sobre a experiência do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) que oferece a estudantes estrangeiros vagas gratuitas para graduação completa no Brasil. O IFPB é uma referência para a Rede Federal, pois consegue de forma exitosa atrair os estudantes estrangeiros à Paraíba.

Estarão presentes ao evento acadêmicos, pesquisadores, gestores e demais profissionais ligados ao ensino superior e à pesquisa. O maior objetivo do FAUBAI é a busca por uma maior integração e projeção global das instituições de ensino superior nordestinas e mostrar o potencial do Nordeste para o mundo.

 A Coordenação Geral do PEC-PLE e PEC-G no IFPB  no exercício 2024 recebeu 16 alunos vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), oriundos do Continente Africano (Benim, Gana, Congo/Brazaville, Burkina Faso, República Democrática do Congo e Nigéria). Inicialmente eles foram matriculados no curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira (CLIPE), na modalidade de curso FIC visando a aprovação no exame Celpe-Bras, e assim estarem aptos a cursar a graduação no Brasil.

O QUE É O PEC-G

Criado em 1964, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece vagas de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou científico-tecnológica.

 

*Ernani Baracho - Jornalista do IFPB