Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 09 > Inscrições para o 7º Enex estão abertas

Inscrições para o 7º Enex estão abertas

Múltiplas atividades vão acontecer no Campus Monteiro, em novembro
por Ana Carolina Abiahy publicado: 25/09/2024 21h07 última modificação: 26/09/2024 16h28

A 7ª edição do Encontro de Extensão e Cultura (Enex) do Instituto Federal da Paraíba está com inscrições abertas até o dia 09 de outubro. O Enex é o evento de maior relevância para comunidade extensionista do IFPB e é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). É o momento de encontro e partilha de saberes e experiências vivenciadas junto aos coletivos socioculturais nos territórios de abrangência de cada campus.

O Encontro envolve parceiros sociais, servidores, estudantes e comunidades externas e vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de novembro, na cidade de Monteiro, em parceria com o campus do IFPB. A temática central desta edição é “Compartilhando saberes e gerando conhecimento: o diálogo como princípio democrático de transformação da realidade”.

A sétima edição do Enex homenageia o centenário de Zabé da Loca. Isabel Marques da Silva nasceu no dia 12 de janeiro de 1924, em Buíque, interior de Pernambuco. Símbolo da resistência da cultura popular nordestina, Zabé da Loca ganhou esse nome por ter vivido grande parte da sua vida em uma gruta. FESTIN IFPB SITE.jpeg

As inscrições online são gratuitas e podem ser realizadas neste site: https://www.even3.com.br/7-enex-encontro-de-extensao-e-cultura-do-ifpb Após a inscrição geral na sua categoria, é possível se inscrever nas diversas atividades que vão movimentar a cidade do Cariri durante três dias. O prazo serve também para a submissão de trabalhos. Confira mais sobre as atividades.

Mostra Acadêmica do IFPB - participação da comunidade interna e externa nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Denominada de “Conexões Transformadoras: encontro de práticas extensionistas”, desempenha um papel importante na promoção da interação entre a academia e a comunidade, incentivando uma abordagem mais colaborativa e participativa na produção e aplicação do conhecimento, em espaços formais e não-formais.

Diálogos democráticos - apresentação oral dos trabalhos. Essa abordagem visa promover uma troca equitativa de ideias, valorizando a diversidade de vozes e saberes. Acontece no dia 13 de novembro, 8h às 18h. mostra academica enex.png

Vivências - Busca estabelecer um diálogo intercultural, promovendo o aprendizado mútuo e contribuir para a valorização das tradições e da cultura local. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a história, as práticas culturais, sociais e econômicas da comunidade. Locais a serem visitados no dia 13 de novembro, das 8h às 18h: Memorial Zabé da Loca - Assentamento Santa Catarina - Monteiro/PB e Comunidade Quilombola Riacho do Algodão - Congo/PB

Oficinas - ação pedagógica por meio de atividades práticas e interativas voltadas para a aplicação e disseminação de conhecimentos em diversas áreas, buscando envolver os participantes e promover a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências. Será no dia 13 de novembro, das 8h às 18h.

Mesa redonda - Tema: “Relações étnico-raciais no contexto da educação brasileira”, no dia 14 de novembro, às 9h30.

V Mostra Artístico-Cultural (MAC) – Espaço dedicado à formação, apresentação, celebração e valorização das expressões artísticas e culturais do IFPB e das comunidades parceiras. A Mostra oferece acesso e a difusão de diversas formas de arte e cultura, como música, dança, teatro, artes visuais, literatura, cinema, feira e outras manifestações culturais.

Prêmio Audiovisual - Exibições de curtas metragens de estudantes, servidores e comunidade externa, no dia 11 de novembro, às 18h, na Praça João Pessoa. Em sua primeira edição, homenageia a atriz Zezita Matos e o cineasta Eliezer Rolim (in memorian). PREMIO IFPB AUVIOVISUAL ZEZITA - Copia.jpeg

Festival de Intérpretes e Canções (Festin) - Apresentações de música autoral, grandes sucessos e música instrumental por estudantes do IFPB e da rede pública de Monteiro, no dia 13 de novembro, às 19h, na Praça João Pessoa.

Apresentações artísticas - dias 11, 12, 13 e 14 de novembro, no IFPB Campus Monteiro e Praça João Pessoa.

Mostra de Tecnologia Social - visa a exposição, discussão e disseminação de soluções tecnológicas acessíveis, sustentáveis e voltadas para a transformação social, conectando pesquisadores, desenvolvedores, comunidades e demais atores interessados no desenvolvimento de tecnologias que realmente fazem a diferença na vida das pessoas.

Exposições - dia 13 de novembro, de 8h às 18h, no IFPB Campus Monteiro.

Torneio de robótica - dia 13 de novembro, de 8h às 18h no IFPB Campus Monteiro.

Feira de Economia Solidária - reúne iniciativas baseadas nos princípios da economia solidária, promovendo o comércio justo, o consumo responsável e o fortalecimento da economia local. É uma oportunidade para os participantes conhecerem e apoiarem produtos e serviços sustentáveis e socialmente responsáveis, enquanto contribuem para o desenvolvimento econômico das comunidades. Acontece nos dias 12 e 13 de novembro no IFPB Campus Monteiro. feira economia solidaria enex ifpb.png

Mostra Gastronômica - traz o tema “Cozinhando com Tradição: Resgatando Sabores e Saberes da gastronomia paraibana”. Será realizada por meio de oficinas que buscam promover a cultura local, oferecendo oportunidade de qualificação, divulgação da gastronomia regional, segurança alimentar, sustentabilidade, nutrição e saúde pública.

Oficinas gastronômicas - dia 13 de novembro de 8h às 18h no IFPB Campus Monteiro.