Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 09 > Livros sobre práticas pedagógicas remotas em engenharia destacam contribuições acadêmicas

Os livros reúnem experiências e reflexões sobre as práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia
por publicado: 05/09/2024 17h30 última modificação: 05/09/2024 17h30

A editora Editora Blucher publicou os volumes do livro Práticas Pedagógicas Remotas em Engenharia, organizados pelo Professor Ademar Gonçalves da Costa Junior, do curso de Engenharia Elétrica do IFPB João Pessoa, e pelo Professor Ícaro Bezerra Queiroz de Araújo, da Universidade Federal de Alagoas e egresso do curso de Engenharia Elétrica do IFPB, além de contar com a colaboração de colegas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A iniciativa para a organização dos livros surgiu a partir de uma provocação da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) durante o período em que o Professor Ademar coordenou a área de Educação em Engenharia na SBA, de 2021 a 2023.

Os livros, que têm a participação de autores de várias partes do Brasil e de um autor da Itália, reúnem experiências e reflexões sobre as práticas pedagógicas adotadas durante a pandemia, com foco especial no ensino de Engenharia.

O Professor Ademar ressaltou: “As contribuições dos autores, presentes nos dois volumes, dignificam o trabalho realizado por todos os pesquisadores durante a pandemia, mesmo com todas as dificuldades impostas, visando contribuir com o aprimoramento dos cursos de Engenharia no Brasil. Precisamos formar engenheiros(as) para o século XXI, que devem ter conhecimento técnico, bem explorado nas diversas instituições, além de habilidades comportamentais. Estas poderão ser alcançadas se nós, docentes, também nos esforçarmos em entregar uma nova forma de ensino e aprendizagem para que a força de trabalho possa contribuir cada vez mais com o país que queremos.”

Embora os livros se concentrem na Engenharia Elétrica, abordando disciplinas da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), os conteúdos são adaptáveis para outros cursos de Engenharia. “Esperamos que eles forneçam uma contribuição significativa para a educação em Engenharia e que possamos desenvolver soluções não apenas nas instituições de ensino, mas também na formação de redes de pesquisa, contribuindo para a Engenharia no século XXI”, afirmou Ademar.

Em um gesto de generosidade e comprometimento com a comunidade acadêmica, o percentual destinado aos organizadores e autores foi revertido em benefício da SBA. Esses recursos serão investidos em ações educacionais promovidas pela entidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da Educação em Engenharia no Brasil.

Além disso, a experiência editorial adquirida pelo Professor Ademar durante a publicação dos volumes pela Editora Blucher serviu como um valioso benchmarking para aprimorar os processos editoriais da Editora IFPB, onde ele atua como Diretor Executivo. Essas boas práticas têm sido fundamentais para a melhoria contínua e profissionalização dos procedimentos da Editora IFPB, visando a excelência na publicação de obras acadêmicas e científicas.

Os volumes de Práticas Pedagógicas Remotas em Engenharia oferecem importantes contribuições para o campo educacional e para os cursos de Engenharia, fornecendo insights e estratégias que podem ser adaptadas para diversas realidades acadêmicas e profissionais.

Os livros estão disponíveis para aquisição nos seguintes links:

Volume 1

Volume 2

Editora Blucher: Pioneirismo e Qualidade em Publicações Acadêmicas

A Editora Blucher é reconhecida nacionalmente pela qualidade e pioneirismo em suas publicações acadêmicas, reafirmando seu compromisso com a educação de excelência e com a formação de profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios do século XXI.