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Núcleos de Acolhimento Psicossocial realizam estratégias de acolhimento e escuta qualificada
Quando um estudante ou servidor passa por algum problema que afeta sua saúde mental proporcionando momentos de sofrimento, há um espaço onde ele pode ser acolhido. Trata-se dos Núcleos de Acolhimento Psicossocial (NAPs), presentes em todos os campi do IFPB. O grupo que começou a atuar durante a pandemia para lidar com os problemas ocasionados pelo isolamento social, hoje desempenha um papel permanente dentro do IFPB.
Láiza de Castro foi uma das estudantes que precisou de acolhimento e recorreu ao NAPs do Campus Campina Grande. “Foi muito importante o suporte que eu recebi no momento em que precisei”. Ela ressaltou que as ações realizadas em diversos formatos, presencial e remoto, palestras, escuta e acolhimentos foram fundamentais. “Agradeço ao IFPB, a PRAE e aos NAPs pela execução dessas ações e por todo apoio”, disse a estudante que concluiu o curso técnico em informática.
O NAPs é formado por equipes multidisciplinares e está vinculado aos setores que tratam da assistência estudantil. De acordo com a psicóloga organizacional da Reitoria, Rossana Figueiredo, o acolhimento e a escuta podem ser realizadas por profissionais da saúde e da educação, proporcionando um alívio momentâneo para aquela pessoa que passa por alguma situação de sofrimento. Ela ressaltou que nem sempre a escuta é feita por um psicólogo, às vezes, uma pessoa com atenção e sensibilidade já proporciona alívios para determinadas situações.
Sua fala endossou a palestra sobre “A importância do cuidado humanizado no sofrimento psicológico”, oferecida para os profissionais dos NAPs nesta segunda-feira (23) em formato remoto. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por meio da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante. Durante toda a manhã a equipe participou de capacitações e do planejamento 2024 e 2025 em formato semi-presencial.
De acordo com a Coordenadora de Atenção à Saúde do Estudante, Carolina Simões, dois novos projetos estão previstos para serem colocados em prática. “Um deles foi apresentado hoje que é o ‘Cinema na Escola’, do professor Dênis Decussatti do Campus Santa Luzia e o outro é ‘Orientação aos pais sobre a saúde do estudante’. Nós temos trabalhado para promover uma promoção à saúde mental cada vez mais eficaz dentro do IFPB. Anualmente nós realizamos reuniões de planejamento e capacitações como esta com os NAPs e estamos unidos em prol do acolhimento dos estudantes”.
O professor de educação física do Campus Santa Luzia Dênis Decussatti defendeu uma abordagem interdisciplinar entre professores e a equipe do NAPs. Em sua prática pedagógica com os estudantes do campus, ele já promove ações de saúde mental, com o projeto “Cinema na Escola”.
O projeto foi apresentado para os integrantes dos NAPs e teve uma boa receptividade. “Cinema na escola” tem como base o livro Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han. “Vivemos numa sociedade de hiperprodutividade, a gente não tem tempo de descansar nem mostrar nossa fragilidade. A ideia é que as equipes dos NAPs consigam fazer uma interdisciplinaridade com os professores dos campus, por meio da exibição de um episódio da série e realizem uma roda de conversa. Com isso, a gente vai construir um roteiro para que consiga, enfim, ter um parâmetro, um norte para conversar com os alunos”. O projeto deverá ter início em todos os campi no próximo ano.